Unidade Móvel do TRE-CE realiza alistamento eleitoral no Cuca Mondubim até quinta-feira (24)
Iniciativa faz parte da Campanha de Educação Política e de Alistamento nas Escolas
Com intuito de promover o exercício da cidadania e o voto consciente, a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas levou serviços à população, nessa terça-feira (22), a dois bairros de Fortaleza: Conjunto Esperança e Mondubim. Nesta edição, a iniciativa promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da 117ª zona eleitoral de Fortaleza, segue até o dia 24 de agosto, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte localizado no Bairro Mondubim (Cuca Mondubim).
No primeiro dia da programação, foi realizada uma palestra para os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Profª Maria Margarida de Castro Almeida, além de atendimento ao público pela Unidade Móvel instalada no equipamento da Rede Cuca.
Aproximar comunidades vulneráveis e bairros com expressiva evolução do eleitorado ou com alto índice de eleitores sem biometria coletada da Justiça Eleitoral são as principais finalidades do atendimento móvel do Tribunal. É o que afirma a titular da Coordenadoria de Atendimento ao Eleitor e Cidadania do TRE-CE, Lorena Morais. "Esta ação no Mondubim é apenas a primeira de um cronograma previsto para o segundo semestre deste ano, que viabilizará o atendimento aos eleitores de vários bairros da Capital, assim como de municípios do interior do Estado", diz.
Programa Eleitor do Futuro
A campanha integra o Programa Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense (Ejec). A chefe da 117ª zona eleitoral, Andrea Porto, ministrou a palestra na escola da EEFM Profª Maria Margarida de Castro Almeida. "As palestras do Programa Eleitor(a) do Futuro têm como objetivo a educação política dos jovens, mostrando a importância do voto livre e consciente para fortalecer a democracia brasileira", pontua.
Durante o encontro, os estudantes receberam orientações para o alistamento eleitoral e informações sobre os serviços oferecidos pela Unidade Móvel na Campanha.
A aluna do 1° ano do Ensino Médio Ana Júlia Oliveira destaca a importância da conversa para a promoção da cidadania. A jovem de 16 anos ressaltou que o debate gerou a vontade de emitir o título eleitoral. "Foi muito bom. Aprendi que tenho o poder de votar, que posso fazer a diferença com meu voto, assim como qualquer pessoa também pode, seja adolescente, adulto ou idoso", ensina.
Programação
23/08
• 9h às 11h: Palestra sobre educação política no Cuca Mondubim
• 8h às 14h: Atendimento da Unidade Móvel no Cuca Mondubim
24/08
• 8h às 14h: Atendimento da Unidade Móvel no Cuca Mondubim
#PraTodoMundoVer
A imagem é um registro fotográfico realizado dentro da Unidade Móvel do TRE-CE. À esquerda, está um jovem de pele branca e cabelos pretos e curtos. Ele está sentado, e usa uma camisa branca. O indicador da mão direita do eleitor está sobre o dispositivo de coleta biométrica. À direita, está uma servidora do Tribunal, de costas. Ela possui cabelos pretos, na altura dos ombros; e também usa uma camisa branca. Ela usa luvas nas duas mãos, que seguram o dispositivo de coleta biométrica e a mão do jovem. Entre as duas pessoas, está uma mesa de cor branca. Sobre o móvel, está um computador. Na tela, a imagem da digital do cidadão. Em segundo plano, ao fundo, está um tecido de cor azul-claro, que barra a entrada da claridade da janela do ônibus.