Corregedoria inicia inspeções de Zonas Eleitorais em 2023
O I Ciclo de Inspeções começou nessa segunda-feira, 6/2

A Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE) iniciou, nessa segunda-feira, 6/2, o I Ciclo de Inspeções de 2023. Coreaú (64ª Zona Eleitoral) foi o primeiro município a receber a equipe da CRE, composta pelo corregedor, des. Raimundo Nonato Silva Santos, pela juíza auxiliar da Corregedoria, dra. Bruna Rodrigues, e por mais nove servidores(as).
Nesta terça-feira, a inspeção ocorre em Reriutaba (79ª ZE). Até o fim desta semana, a CRE concluirá o ciclo, passando por Guaraciaba do Norte (74ª ZE), São Benedito (22ª ZE) e Ibiapina (73ª ZE), nesta ordem, conforme o Provimento CRE-CE nº 2/2023.
A inspeção envolve: a análise, por amostragem, das operações no cadastro do eleitor; a análise no acervo processual, com prioridade para as ações que envolvem cassação de mandato, prestação de contas de candidatos e ações penais, e a análise da estrutura dos cartórios, com foco em acessibilidade, guarda e descarte de documentos e condições físicas para o bom funcionamento das unidades.
A atuação da Corregedoria tem caráter eminentemente pedagógico, visando a orientar juízes(as) e servidores(as), de forma a assegurar a correta aplicação de princípios e normas. A inspeção também é oportunidade de coletar sugestões e reclamações de servidores(as) dos cartórios para o aprimoramento da prestação jurisdicional eleitoral.
#PraTodoMundoVer
Fotografia das equipes da CRE-CE e do Cartório Eleitoral de Coreaú à frente do Fórum da Comarca de Coreaú na oportunidade da inspeção ocorrida no dia 6/2/2023. São 16 pessoas que estão de pé e olham na direção da câmera.

