EJE-CE celebra 20 anos com homenagem e inauguração de novo espaço da biblioteca
Em comemoração aos seus 20 anos de existência, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) realizou uma programação especial durante a manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro
Em comemoração aos seus 20 anos de existência, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) realizou uma programação especial durante a manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro. Instalada em 2003, a Escola segue com a missão de fomentar processos educacionais direcionados ao estudo do Direito Eleitoral e à promoção da cidadania, aprimorando o papel da Justiça Eleitoral na sociedade.
A primeira parte da programação contou com o descerramento da foto do juiz Roberto Viana Diniz na galeria de diretores da EJE. O magistrado dirigiu a Escola Judiciária no período de outubro de 2017 a outubro de 2021. O atual diretor da EJE, des. Francisco Gladyson Pontes, enfatizou a atuação do juiz homenageado. "Destaco três pontos: o primeiro deles é em relação às ações que ele desenvolveu ao longo de sua gestão, promovendo ações de políticas de educação e também de formação de servidores e magistrados".
O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, relembrou o período em que conheceu o magistrado e enalteceu sua passagem pelo Tribunal e gestão durante a direção da EJE. "Não conheço ninguém que tenha algum grau de animosidade com o doutor Roberto. É uma pessoa serena e educada, tanto em sua vida social, como profissional", ressaltou. O presidente parabenizou, ainda, à EJE e ao desembargador Gladyson pelos 20 anos da Escola.
O juiz Roberto Viana fez seus agradecimentos a cada pessoa que esteve na equipe da EJE durante a sua gestão. "Foi muito bom poder privar da convivência com vocês". Agradeceu também aos editores-adjuntos da Revista, professor doutor Martônio Mont'Alverne e a professora doutora Raquel Cavalcanti Ramos, "que fizeram com que a Revista tivesse esse grau de excelência de Qualis. Fico muito satisfeito e muito feliz que ela tenha alcançado". Para o magistrado, assumir a Escola "foi um desafio", uma vez que ele não tinha vivência acadêmica. "Minha função na EJE era apenas deixar que a equipe muito qualificada trabalhasse bem, como de fato trabalhou", destaca.
Menção honrosa
Durante a sessão de julgamentos, foi sugerida pelo diretor da EJE, des. Gladyson Pontes, e aprovada pelo Pleno, uma menção honrosa à Revista Suffragium pela classificação Qualis B4 na CAPES. "Essa conquista é fruto da reformulação da revista, proposta em 2017, pelo Dr. Roberto Viana Diniz Freitas, então diretor da EJE, a quem rendo homenagens", mencionou.
O desembargador Gladyson fez um pronunciamento durante a sessão, em alusão aos 20 anos da Escola Judiciária Eleitoral, destacando as ações internas e externas realizadas pela equipe da EJE. "O esforço conjugado de todas essas pessoas, aliado ao apoio firme e perene da alta administração do TRE do Ceará, tornou possível à Escola Judiciária Eleitoral do Ceará consolidar-se como referência entre as escolas judiciárias eleitorais do país. Essa é uma conquista de toda a Justiça Eleitoral do Ceará", enalteceu. Após o discurso, foi exibido um vídeo comemorativo aos 20 anos da EJE.
Inauguração da Biblioteca
O evento foi encerrado com a inauguração da Biblioteca Advogado Aroldo Mota, localizada no andar do piso térreo (P) próximo ao espelho d'água.
A Biblioteca possui um acervo composto de 14.975 itens bibliográficos, entre livros, periódicos, CD-ROMs, DVDs, fitas cassetes e outros formatos informacionais. A seção totaliza, atualmente, um contingente de 839 usuários(as) registrados(as). O desembargador Gladyson Pontes afirma que esta inauguração "traz um aporte que contribuirá consideravelmente para o aprimoramento dos serviços prestados aos seus usuários. A importância desta Biblioteca é, portanto, inquestionável e imensurável".
Na ocasião, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, relatou sua alegria em "integrar a equipe da EJE e fazer parte deste dia histórico e tão esperado por todos e todas", bem como agradeceu à gestão do Tribunal e da EJE pela confiança. Enalteceu, ainda, o trabalho e colaboração de terceirizados(as), estagiários(as) e servidores(as).
Durante o evento, foi apresentada a nova logomarca da Escola Judiciária Eleitoral, escolhida após votação.
Escola Judiciária Eleitoral
Instituída pela Resolução TRE-CE n.º 216, de 17 de fevereiro de 2003, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE foi oficialmente instalada durante o II Curso Regional da Escola Judiciária do TSE, ocorrido na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), nos dias 3 e 4 de abril de 2003.
A missão da EJE é fomentar processos educacionais direcionados ao estudo do Direito Eleitoral e à promoção da cidadania, aprimorando o papel da Justiça Eleitoral na sociedade.
Fotografia retangular registrada no novo espaço da biblioteca . Na imagem, aparecem, ao centro, falando ao microfone, o desembargador Gladyson. Ele está atrás de um púlpito de acrílico com a logo do TRE-CE. À direita dele estão o desembargador Inacio Cortez, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, e o chefe da seção de Biblioteca, Jean Carvalho. À esquerda do desembargador Gladyson, estão os juízes Raimundo Deusdeth, George Marmelstein, Roberto Viana e Rommel Conrado. Atrás de todos, há estantes de livros. Atrás da Roberta e do Jean, há um banner vertical de fundo branco, mostrando a novo logo da EJE.