Juíza Kamile Castro é eleita para comissão executiva do COJUM
O Colégio terá a competência de combater todas as formas de violência, assédio, discriminação contra a mulher no âmbito do Poder Judiciário
Nesta quarta-feira, 15/2, em Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID), no prédio do Tribunal de Justiça do Paraná, foi criado o Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM). O Colégio terá a competência de combater todas as formas de violência, assédio, discriminação contra a mulher no âmbito do Poder Judiciário.
Na ocasião, foi eleita a comissão executiva do novo colegiado, no qual a ouvidora da mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, juíza Kamile Castro, foi eleita para vice-presidente - Justiça Eleitoral. A presidente do COJUM é a ouvidora nacional da mulher, desembargadora Tânia Reckziegel.
Sobre a função das ouvidorias, a juíza Kamile Castro afirma: "Não defendemos as mulheres como tendo necessidade de políticas identitárias, mas defendemos que a atenção às suas especificidades não desvia da necessidade de mudanças para toda a sociedade, antes a realça. Serei assim por um modelo inclusivo que atende às diferenças. E ser mulher é, realmente, diferente de ser homem".
A juíza conclui: "As Ouvidorias, nomeadamente as do Poder Judiciário Eleitoral, têm, assim, que estar atentas às características dos cidadãos que as demandam".
A comissão é composta por:
- Presidente: Desembargadora Tânia Reckziegel
- Vice-presidência- – Justiça Estadual: Desembargadora Jane Maria Vidal
- Vice-Presidente- Justiça Militar: Juíza Mariana Aquino
- Vice-Presidente- Justiça Federal: Tatiana Estanislau
- Vice-Presidente- -Justiça Eleitoral : Juíza Kamile Moreira Castro
- Vice-Presidente– Justiça do Trabalho : Desembargadora Maria das Graça C. V. Paranhos
- 1ª. Secretária- Administrativa e Tesouraria: Danyelle Bitencourt
- 2ª. Secretária- Relações Institucionais e assuntos legislativos: Juíza Flávia Viana
- 3ª. Secretaria – Comunicação: Juíza Rosa Navegantes
Também foram definidas a assessora da coordenação de Grupos de Trabalho, desembargadora Eva Evangelista, e a assessora de apoio interinstitucional, juíza Maria Luiza de Moura Melo e Freitas.
Foto horizontal mostra oitos magistradas do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres. Elas estão em pé, lado a lado. Entre elas, está a juíza Kamile Castro.