TRE-CE leva atendimento eleitoral a Centros Socioeducativos de Fortaleza
O TRE-CE atenderá cerca de 150 jovens em privação de liberdade nesta quinta (27) e sexta-feira (28)
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) atenderá, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), cerca de 150 jovens em privação de liberdade. Os serviços serão oferecidos nas dependências dos Centros Socioeducativos Aloisio Lorscheider (CSCAL), Canindezinho (CSC), Patativa do Assaré (CSPA) e Dom Bosco (CSDB). Todos os equipamentos são localizados em Fortaleza e administrados pela Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo (Seas) do Governo do Estado.
A iniciativa busca realizar o alistamento daqueles com idade a partir de 16 anos, com destaque para os de 18 anos ou mais que não possuem Cadastro de Pessoa Física (CPF). O registro eleitoral é obrigatório para a emissão do documento, e este deve ser apresentado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O certame está com inscrições abertas até 4 de agosto e objetiva aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio, a fim de obterem certificação.
“Além disso, o título de eleitor é garantia de exercício do direito de cidadania mais significativo, que é a escolha de seus representantes por intermédio do voto. Uma vez preenchidos os requisitos constitucionais e legais, deve o Estado garantir o devido cadastro eleitoral, viabilizando a concretização de tal direito”, avalia o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.
#PraTodoMundoVer
A imagem retangular é um registro fotográfico de um atendimento biométrico. Na cena, as mãos de um(a) atendente do TRE-CE, direcionando a mão de um(a) eleitor(a) ao dispositivo de coleta de digital. Também na imagem, estão equipamentos utilizados no atendimento, como a máquina de coleta de assinatura e um notebook.