EJEC impacta mais de 15 mil cidadãos(ãs) com ações de educação política em 2023

Foram 94 ações realizadas em escolas e cartórios eleitorais

A imagem é uma montagem de oito fotos. Nelas, há turmas de estudantes em espaços como pátios, au...EJEC impacta mais de 15 mil cidadãos(ãs) com ações de educação política em 2023

A Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio da Seção de Programas Institucionais (SEPRI), atingiu a marca de 15.151 pessoas impactadas em 94 ações de educação política dos programas Eleitor(a) do Futuro e Valorização do(a) Mesário(a), do Projeto Universidade Amiga da Democracia e da XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral, realizada em parceria com os cartórios eleitorais.

O número já é superior ao atingindo em 2022, quando 14.121 pessoas foram impactadas pelas atividades promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Outras ações estão previstas até o final do ano, como a vinda estudantes universitários(as) e secundaristas por meio dos projetos A Universidade Vai ao TRE e A Escola Vai ao TRE.

XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral

As programações foram realizadas de abril a novembro de 2023. Regulamentada pela Resolução TRE nº 937/2023 e pelo Provimento CRE nº 5/2023, a campanha é direcionada para alunos(as) da rede de ensino do Estado do Ceará e de instituições parceiras.

O objetivo é promover atividades voltadas para o processo de educação política dos(as) jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, da finalidade e das consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos(ãs) críticos(as) e responsáveis pela construção de sua história. A ação estimula ainda a realização do alistamento eleitoral e ressalta a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

Universidade Amiga da Democracia

O TRE-CE regulamentou o projeto através da Resolução 941/2023. O objetivo é fomentar a participação de acadêmicos(as) para atuarem como mesários(as) e auxiliares do processo eleitoral nas eleições gerais e municipais.

O projeto, inspirado na iniciativa já adotada no TRE do Paraná, foi lançado em 2020. No entanto, as atividades tiveram início apenas em 2022 devido à pandemia.

#PraTodoMundoVer

A imagem é uma montagem de oito fotos. Nelas, há turmas de estudantes em espaços como pátios, auditórios e salas de aula, recebendo formações de servidores da Justiça Eleitoral, que estão de pé nos registros. As imagens são sobrepostas por um banner de cor lilás. Sobre ele, há o título "Educação política" em branco e "2023" em roxo. No canto superior direito, há as logos cinzas da EJEC e do TRE-CE.

Acesso rápido