LIODS/TRE-CE conclui o IV Workshop Bons Ventos da Inovação

O evento debateu sobre o uso da inteligência artificial no campo jurídico

WhatsApp Image 2023-11-23 at 12.04.11

Com a proposta de explorar as potencialidades da inteligência artificial no contexto do Poder Judiciário, foi concluído, nesta sexta-feira (24), o IV Workshop Bons Ventos da Inovação. Iniciativa do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE-CE, o evento contou com três dias de programação, realizados na sede do Tribunal.

Os dois primeiros dias de workshop foram destinados exclusivamente para servidores(as) e magistrados(as) do TRE-CE. No curso, o instrutor Esdras Silva Pinto, juiz auxiliar da Presidência do TJ-RR, abordou a discussão sobre ChatGPT aplicado à prática judicial, pautando as possibilidades de usos da ferramenta aplicadas ao trabalho do Regional.

Já o terceiro e último dia de evento foi aberto ao público e contou com um debate amplo acerca das inteligências artificiais no campo jurídico em suas mais dinâmicas subáreas, inclusive no eleitoral. Na abertura dos trabalhos, o supervisor do LIODS/TRE-CE, juiz Tiago Dias, destacou a importância do encontro. “É um projeto voltado para a cultura de inovação, com foco no contexto do TRE do Ceará. Contamos com palestrantes de grandes experiências na área, para que este Tribunal possa avançar nesta temática, tornando-se mais inovador e prestando serviços ainda melhores ao eleitorado cearense”, destacou.

O supervisor do LIODS assinalou que o presidente do TRE do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, é um entusiasta da inovação e tem atuado nesse sentido. “Torna-se importante o desenvolvimento de projetos para que novas funcionalidades sejam agregadas ao modelo de inteligência artificial que está sendo implantado gradativamente no TRE”, observou ainda. Por fim, ressaltou que “necessário se torna o esforço de todos neste período de adaptação, deixando-se, pois, a zona de conforto”.

WhatsApp Image 2023-11-24 at 13.46.01

Dando prosseguimento, foi realizado o primeiro painel de debates, com temas Proposições para um olhar síncrono entre a inteligência emocional e a jurimetria Automação nos processos do SEItendo como palestrantes Rafael Leite, juiz federal, e Esdras Silva Pinto, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Roraima. O juiz Tiago Dias cooperou como moderador da mesa.

A programação seguinte, de títulos Home Office como Catalisador da Inovação: Desafios e Oportunidades na Era Digital e Inteligência Artificial na Justiça, foi instruída pelo juiz Cristiano Gomes Mazzini, do Tribunal de Justiça de Rondônia, e o diretor de TIC do Tribunal Regional do Trabalho da 14Região, sediado em Porto Velho, Robert Armando Rosa. O moderador deste painel foi o servidor do TRE do Ceará e coordenador de Sistemas, Misael Ferreira.

O painel final discutiu sobre os temas Codex e Sinapses: o futuro da Justiça e Ética e Inteligência Artificial, com Mikaell Araújo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e  Karla Yacy Carlos da Silva, juíza do Trabalho da 7Região, supervisora do Inova7 e magistrada de cooperação do Tribunal Regional do Trabalho da 7Região (TRT7).

Após a realização dos três painéis, a programação do workshop foi encerrada com o lançamento do livroO Uso da Inteligência Artificial como Meio de Conferir Eficiência às Execuções Fiscais na Justiça Federal, de Lúcia Helena de Matos Moura, escritora e servidora do TRE do Ceará.

Texto: Gilson Barbosa

#PraTodoMundoVer

As duas imagens são registros fotográficos. No primeiro, o ambiente é uma das Salas de Treinamento do TRE do Ceará, com um painel, ao fundo, de logos do TRE-CE. À frente desse painel, há uma turma com 38 pessoas, entre homens e mulheres, posando para a foto. À frente deles, há carteiras dispostas pela sala. Na segunda foto, o cenário é o Auditório do Tribunal, com painel bege 3D e um palco, que possui uma bancada de madeira ao centro. Abaixo do palco, há três poltronas centrais, nas quais estão homens de terno sentados. Ao lado esquerdo, há o intérprete de libras em pé. À frente deles, de costas para o registro, há cadeiras dispostas e pessoas sentadas nelas.

Acesso rápido