Servidor do TRE-CE Stênio Gardel é vencedor do National Book Awards, nos EUA
Escritor narra a importância do trabalho no órgão para a produção do livro
O servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Stênio Gardel, foi vencedor do National Book Awards, um dos mais relevantes prêmios literários dos Estados Unidos. O escritor cearense foi laureado em cerimônia realizada em Nova York, na noite dessa quarta-feira (15). O livro "A palavra que resta" venceu a premiação na categoria Tradução,na qual disputou com outras nove obras originalmente escritas em diversos idiomas.
Único brasileiro a participar da final da premiação, o servidor revela que ficou surpreso com a conquista do prêmio. "Primeiro, recebi o anúncio com muita surpresa. Espanto, na verdade. Depois, pude perceber a felicidade e a realização daquele momento", declara o escritor.
O livro conta a trajetória de Raimundo, homem de 71 anos, que aprendeu a ler e a escrever para ter acesso a uma carta nunca aberta desde seus 19 anos, uma escrita que guardava uma vida inteira.
Stênio relata que suas vivências no TRE do Ceará foram decisivas para a escrita da obra. A rotina de atendimentos o levou a viajar pelas histórias de vida dos(as) cidadãos(ãs). O expediente foi, muitas vezes, cenário de reflexão sobre as razões que não permitiram, a uma parcela da sociedade, o aprendizado da língua portuguesa escrita.
Lançado em 2021 pela Editora Companhia das Letras, a obra foi traduzida para o inglês por Bruna Dantas Lobato e publicada nos Estados Unidos pela New Vessel Press. Em 2022, a obra foi uma das dez finalistas da categoria Romance Literário do 64º Prêmio Jabuti. O prêmio conquistado no National Book Awards será dividido igualmente entre o escritor e a tradutora.
O profissional, atuante na Seção de Administração de Urnas Eletrônicas (URNAS), fala da experiência de ser contemplado com a premiação internacional: "está sendo ainda uma experiência incrível. Ver o livro receber tamanho reconhecimento e que a história do Raimundo tem tocado tantas pessoas de forma tão significativa é o mais importante pra mim, que as pessoas o leiam", evidencia.
#PraTodoMundoVer
Foto retangular colorida. O registro foi feito durante a premiação do National Book Awards,em Nova York. De forma centralizada está o servidor Stênio Gardel, ele veste paletó cinza e blusa preta e no peito carrega a medalha da premiação, ele fala em um púlpito de vidro que contém um telefone.