Servidor do TRE-CE é semifinalista em prêmio de literatura internacional
O livro "A palavra que resta", de Stênio Gardel, é finalista no prêmio do National Book Awards 2023
O autor Stênio Gardel é amante da literatura desde a infância
As experiências profissionais em um cartório eleitoral do Ceará levaram o servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Stênio Gardel, à escrita do livro "A palavra que resta". A obra concorre ao National Book Awards 2023, um dos mais relevantes prêmios literários dos Estados Unidos, idealizado pela National Book Foundation.
Único brasileiro a participar da semifinal da premiação, o escritor de 41 anos vê seu primeiro livro concorrer na categoria Tradução com outras nove obras de diferentes autores e autoras.
O servidor do TRE-CE, atuante na Seção de Administração de Urnas Eletrônicas (URNAS), ressalta que suas vivências no órgão foram decisivas para a escrita do livro. "Uma parcela da semente do livro está na minha experiência com eleitores, quando muitas e muitas vezes atendi pessoas que não assinavam o nome do título ou no RAE(Requerimento de Alistamento Eleitoral), por exemplo", declara o autor.
A rotina de atendimentos o levou a viajar pelas histórias de vida dos(as) cidadãos(ãs). O expediente foi, muitas vezes, cenário de reflexão sobre as razões que não permitiram, a uma parcela da sociedade, o aprendizado da língua portuguesa escrita. Afinal, como teria sido a vida desses personagens? Essa e outras indagações permeiam a mente do escritor.
"Isso me marcou de alguma forma e se uniu a uma imagem fictícia de um homem sentado a uma mesa, com um papel nas mãos, que ele não lê. A junção dessas imagens levantou algumas questões: quem é esse homem? Por que ele não lê o papel? O que é esse papel e o que pode dizer?... e, à medida que eu as respondia, a história ia crescendo", revela.
Amante da literatura desde a infância, Stênio realizou algumas produções que, por anos, ficaram guardadas apenas para si. Porém, sua história mudou em 2016, quando passou a se dedicar com profundidade à escrita por intermédio dos Ateliês de Narrativas da escritora cearense Socorro Acioli. No ano seguinte, produziu a primeira versão do referido livro.
O livro de Stênio tem base em sua atuação na Justiça Eleitoral cearense
Lançado em 2021 pela Editora Companhia das Letras, a obra foi traduzida para o inglês por Bruna Dantas Lobato e publicada nos Estados Unidos pela New Vessel Press. O livro conta a trajetória de Raimundo, homem de 71 anos, que aprendeu a ler e a escrever para ter acesso a uma carta nunca aberta desde seus 19 anos, uma escrita que guardava uma vida inteira. Em 2022, o livro foi um dos dez finalistas da categoria "Romance Literário" do 64º Prêmio Jabuti.
"Depois do susto, um forte sentimento de realização". Assim, Stênio define a chegada até a classificação de semifinalista do prêmio internacional. O momento remonta às lembranças da infância, às memórias afetivas do menino morador do Córrego de Areia, em Limoeiro do Norte, que se surpreendia com a literatura por meio de obras como O cão dos Baskerville e As Aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle.
O servidor do TRE relembra os desejos do menino de 12 anos, que teve seu sonho acreditado pela mãe, a qual, com esforço, o presenteou com uma máquina de escrever, que lhe permitiu a oportunidade de criar muitas histórias e também escrever a sua, sendo protagonista. "Posso tocar meus sonhos com as mãos, melhor ainda, eu o escrevi, posso lê-lo, e melhor ainda, outras pessoas o estão lendo", celebra.
Premiação
Um dos mais importantes prêmios da literatura no mundo, o National Book Awards é dividido em cinco categorias: Ficção, Não Ficção, Poesia, Literatura Traduzida e Literatura Juvenil. Nesta edição, a lista final dos classificados será lançada no próximo dia 3 de outubro. Os vencedores em todas as categorias serão anunciados em uma cerimônia realizada no dia 15 de novembro.
Texto: Cleo Santana*
Edição: Lívia Nogueira
*Estagiária sob supervisão da jornalista Lívia Nogueira
#PraTodoMundoVer
A primeira imagem é um registro fotográfico. Nela, o servidor Stênio Gardel, com blusa cinza, está diante de uma mesa de madeira, que tem uma máquina de escrever em cima. Atrás dele, o fundo é cinza.
Na segunda imagem, há a capa do livro A Palavra que Resta. A capa possui cores laranja, verde e amarelo. Nela, dois meninos estão dispostos, um deles está em posição de corrida. O outro, parado. Na capa, tem escrito "Stênio Gardel / A Palavra que Resta / Companhia das Letras / Romance".