Laboratório de Inovação do TRE-CE inicia atividades no campus da Unifor
Sala de Inovação em Matéria Eleitoral será espaço para o desenvolvimento de práticas inovadoras

O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), iniciou, nesta semana, atividades da Sala de Inovação em Matéria Eleitoral, no Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ), no campus da instituição de ensino.
Este espaço será um centro de colaboração entre estudantes e servidores da Justiça Eleitoral, visando o desenvolvimento de projetos inovadores. Além de promover atividades de inovação e pesquisa, o laboratório servirá como base para o fortalecimento da cultura de linguagem simples no âmbito do TRE-CE.
Na segunda-feira (5), os jovens foram recepcionados no espaço, onde foram orientados acerca das competências da Justiça Eleitoral e do LIODS, bem como dos projetos que serão desenvolvidos na Unifor. Participaram do momento o juiz da 19ª Zona Eleitoral, Sérgio Augusto Furtado Neto Viana; os servidores do Laboratório do TRE, Alysson Diniz e Ricardo Soares; e a assessora de Comunicação do Tribunal, Morgana Cruz.
Na terça-feira (6), os alunos estiveram na sede do TRE do Ceará para fazer uma visita guiada nas dependências do órgão. Eles conheceram o Centro de Memória, a Sala de Sessões, o Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMU), a Presidência e alguns dos setores administrativos.
Dando continuidade, na quarta-feira (7), os estudantes foram ambientados por representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Além das boas-vindas, foram abordadas questões éticas de trabalho e os valores do TRE-CE.
Por fim, nesses dias 8 e 9 de agosto, Alysson Diniz, do Laboratório de Inovação, ministrou oficinas sobre a aplicação da linguagem simples, com foco no judiciário. Os jovens, que atuarão como estagiários, exercitaram a criatividade em práticas propostas.
TRE-CE e Unifor
A colaboração entre as instituições prevê principalmente a promoção de estágios e atividades compartilhadas no EPJ. Nele, a Justiça Eleitoral está representada por dois ambientes: a Sala de Prática Jurídica Eleitoral, onde estagiários de Direito auxiliam na elaboração de decisões e atos processuais, e a Sala de Inovação em Matéria Eleitoral, destinada às soluções inovadoras com estagiários de diversas áreas, também supervisionados.
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos com a turma de alunos da Unifor. No primeiro, 19 pessoas posam em turma. Atrás, há uma lousa branca e uma parede com formas triangulares coloridas. No segundo, em primeiro plano, há uma pilha de caixas de papelão, com descrições "UE 2015 | Urna eletrônica", e, em segundo plano, um grupo de alunos diante de um servidor que está falando. No último registro, os estudantes estão sentados, distribuídos em mesas. Em pé, servidoras do TRE-CE falam ao lado de uma tela de projeção na lousa.