Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará completa 20 anos

Unidade foi inaugurada em 17 de dezembro de 2004, na antiga sede do TRE-CE

Montagem de duas fotos. No lado esquerdo, a primeira instalação do Centro de Memória. Nela, há u...
Comparação entre a primeira instalação do Centro de Memória e a atual

Instituído pela Resolução n.º 238, de 8 de março de 2004, o Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará tornou-se realidade em 17 de dezembro daquele ano, quando foi implantado o Centro de Memória da Justiça Eleitoral. Decorridos 20 anos de sua instalação, essa importante unidade do TRE do Ceará consolida-se como espaço responsável pela preservação da história da instituição e expande horizontes voltados ao conjunto da sociedade cearense.

Nas palavras de Yuri Holanda Cruz, chefe da Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca (SEMEB), vinculada à Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), “o Centro de Memória nasceu com a perspectiva inicial de guardar a história do TRE do Ceará. Porém, com o passar do tempo, tornou-se um importante equipamento pedagógico”.

Registro fotográfico feito no Centro de Memória. Nele, há o servidor Vasco, manuseando uma máqui...

Ele observa que, na atualidade, o centro possui dois olhares. Um deles, “para dentro”, como elemento de conservação da identidade institucional da Justiça Eleitoral cearense, “já que a história do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é guardada aqui”. O outro olhar é aquele “para fora”, na medida em que é também “um equipamento de educação política, que conta um pouco da trajetória da democracia brasileira através do tempo, com seus avanços e desafios”.

Yuri relembra que o Centro de Memória nasceu num pequeno recanto da Biblioteca do TRE, na antiga sede do Tribunal, no Centro da cidade. Destaca os esforços do servidor José Vasconcelos Arruda Filho, conhecido como Vasco, que, juntamente com Dulce Maria Rossas Freire e Rejane Monteiro Augusto Gonçalves, compuseram a equipe fundadora da importante unidade que resguarda a história do TRE cearense e da Justiça Eleitoral neste Estado, com o apoio do então presidente do TRE do Ceará, o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha.

Montagem de duas fotos. No lado esquerdo, a primeira instalação do Centro de Memória. Nela, há b...
Comparação entre instalações antiga e atual do Centro de Memória

Ele coloca ainda que, no nascedouro, o acervo do Centro era também pequeno, mas cresceu com o passar do tempo. “Fomos buscar, inclusive, muitos itens interessantes desse acervo, nos cartórios eleitorais do interior, coisas que guardam muito de nossa história”, diz ele. Com esse objetivo, Yuri observa que, nos primórdios, foi realizada inclusive uma gincana voltada aos cartórios eleitorais de todo o Estado, com o objetivo de arrecadar objetos bem curiosos que hoje integram o belo patrimônio histórico do local.

“Hoje temos um acervo robusto, composto por móveis e outros objetos, fotografias, documentos, processos, livros, urnas e muitos outros itens”, destaca. Yuri lembra que o Centro de Memória hoje volta seus olhos para a sociedade de maneira mais ampla. De um projeto inicial voltado a resguardar a história dos prédios ocupados pelo TRE do Ceará ao longo do tempo, dos presidentes que por aqui passaram ou a maneira como funcionavam antigamente os cartórios eleitorais, o Centro de Memória alargou sua proposta. “Somos visitados por estudantes de escolas públicas, de universidades e do público em geral, numa tendência crescente”, declara.

Registro fotográfico feito no Centro de Memória. Nele, há cadeiras acolchoadas em tecido vermelh...
O espaço recebe turmas de estudantes para visitas guiadas à história da Justiça Eleitoral cearense

No início, além do pequeno espaço existente para o seu funcionamento, o Centro de Memória também não possuía uma equipe especializada no assunto. “Porém, com muita dedicação e afinco, essa mesma equipe foi se aprimorando e, como o passar dos anos, seu trabalho foi se ressignificando perante a instituição e a sociedade cearense”, observa.

Ao longo deste ano, o Centro esteve envolvido numa série de atividades importantes. Pela primeira vez em sua existência, participou, em 2024, do Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza, a convite da Presidência do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Na ocasião, a unidade fez parte do painel “Memória, Democracia e Sistema de Justiça”. Além disso, ampliou seu escopo, promovendo exposições itinerantes em Fortaleza e em oito municípios do interior - entre eles, Tauá, Tianguá, Sobral e Icó. Uma outra ação importante levada a efeito este ano foi a participação na Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), realizada naquele município do Cariri, de 13 a 21 de julho, quando o Estande da Memória, instalado no local, recebeu milhares de visitantes.

Registro fotográfico feito no estande do TRE-CE na Expocrato. Nas paredes, há banners com imagen...
O estande do TRE-CE na Expocrato recebeu diversos visitantes, incluindo o presidente do Tribunal e o governador do Estado

“Temos uma relação dialógica nessa itinerância, pois, ao tempo em que levamos parte do nosso acervo para um contato com as pessoas, algo sempre volta conosco, da mesma forma”, observa Yuri Cruz.

Na passagem de suas duas décadas de história, o Centro de Memória criou uma nova logomarca, substituindo a primeira, que trazia uma imagem texturizada do Palácio da Justiça, importante edificação que marca a história da Justiça Eleitoral alencarina. Segundo Yuri Cruz, a nova logomarca “resgata elementos da original, mantendo uma representação estilizada do palácio, mas fazendo uma releitura, buscando um equilíbrio entre inovação e tradição”.

Card gráfico de fundo vinho. Nele, há a logomarca do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do C...
Nova logomarca do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará

Em 2024, o Centro de Memória registrou mais de 1.400 assinaturas em seu livro de visitantes, o maior em 20 anos de criação e existência. Entre aqueles encontram-se nomes ilustres, como os da ministra presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia, e das ministras substitutas do TSE, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo.

Finalizando, Yuri destaca dois importantes focos para o Centro de Memória em 2025. “Queremos ampliar nossa atuação junto a escolas, colégios e universidades, tanto no aspecto da visitação quanto no entendimento de que o centro é também um campo de pesquisa científica”. Ele considera que a unidade é um local de reflexões, de pesquisa e, sobretudo, espaço para a defesa da democracia, de amadurecimento do processo eleitoral. “O centro partiu de uma abordagem interna, ‘olhando para si mesmo’, e chegou a uma abordagem sócio-museológica, de dimensão ainda mais ampla e coletiva”, concluiu.

Acesse o Centro Virtual de Memória

Serviço

Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará
Endereço
: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (Rua Dr. Pontes Neto, s/nº, Térreo - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Contato: (85) 3453-3874 e semeb@tre-ce.jus.br
Aberto ao público

Texto: Gilson Barbosa

#PraTodoMundoVer

A primeira imagem é uma montagem de duas fotos. Do lado esquerdo, está a primeira instalação do Centro de Memória. Há um espaço pequeno, rodeado de vidro, com móveis, urnas e banners. Do lado direito, a instalação atual da unidade, espaço maior, com mesas brancas, contendo urnas acima, banners expostos e móveis. Na segunda imagem, um registro fotográfico feito no Centro. Nele, há o servidor Vasco, manuseando uma máquina de escrever, ao lado de jovens usando fardas, que visualizam o utensílio. A terceira imagem é mais uma montagem de comparação entre instalações antiga e atual. Do lado esquerdo, banners expostos e uma bancada ao centro, com urnas acima. Do lado direito, a instalação atual da unidade, com mesas brancas, contendo urnas acima, e banners expostos. A quarta imagem registro no Centro de Memória. Nele, há cadeiras acolchoadas em tecido vermelho, formando um "U", representando a formação do Pleno na sala de sessões. Atrás, há uma turma de jovens estudantes posando à frente da galeria de presidentes do TRE-CE. A última imagem é um card gráfico de fundo vinho. Nele, há a logomarca do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará, com esse título e uma ilustração do Palácio da Justiça, em branco.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido