TRE Ceará participa do 8º Fórum Nacional de Museus
Evento ocorreu em Fortaleza, entre os dias 25 e 29 de novembro
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou presença no 8º Fórum Nacional de Museus, realizado entre 25 e 29 de novembro, em Fortaleza. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e acadêmicos de espaços de cultura e memória de diversas instituições para debater as interseções entre memória e democracia.
A convite do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), integrantes do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará participaram do painel “Memória, Democracia e Sistema de Justiça”, com reflexões sobre o papel das instituições brasileiras na preservação da memória coletiva, abordando como essa memória pode fortalecer a confiança pública no sistema de Justiça e fomentar uma cultura de respeito aos direitos humanos.
Durante o painel, representantes de importantes instituições, como Andréa Vanêssa da Costa Val, arquiteta e coordenadora da Memória do Poder Judiciário mineiro; Cláudia Giovana Lopes, diretora da Divisão de Gestão da Memória do TRT 7; Raquel Cavalcanti Ramos Machado, professora da Universidade Federal do Ceará, e Lucas Pinheiro, historiador integrante do Departamento de Memória Institucional e Cultura do MPCE, compartilharam experiências e discutiram como suas práticas de preservação da memória contribuem para a educação cívica e o fortalecimento da democracia.
A contribuição do TRE-CE no debate sobre Memória e Democracia
José Vasconcelos Arruda Filho, psicólogo e fundador do Programa de Preservação da Memória do TRE-CE, trouxe à tona ações do Centro de Memória, especialmente no que diz respeito à sua inserção nas programações da Semana Nacional de Museus e da Primavera dos Museus. Além disso, Yuri Holanda Cruz, sociólogo e chefe da Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca, apresentou reflexão sobre a relação entre museologia e sociomuseologia no contexto dos centros de memória da Justiça Eleitoral. Para ele, ao adotar uma abordagem sociomuseológica, os centros de memória podem se tornar espaços ativos de educação para a cidadania, estabelecendo um diálogo constante com o público e contribuindo para a construção coletiva do conhecimento sobre o processo eleitoral e sua defesa.
A participação do TRE-CE no 8º Fórum Nacional de Museus reforça o compromisso da Justiça Eleitoral cearense com a preservação de sua história e com o fomento à educação cívica, promovendo uma maior conscientização sobre a importância do voto e a defesa da democracia. A troca de experiências e o debate sobre os desafios enfrentados por diversas instituições brasileiras demonstram a relevância da memória institucional no fortalecimento de um sistema de justiça mais transparente, inclusivo e democrático.
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos durante o 8º Fórum Nacional de Museus. No primeiro, há um palco, com uma tela de projeção ao fundo, contendo informações sobre o evento. À frente, diversas pessoas estão sentadas em cadeiras sobre o palco. Há ainda uma apresentadora atrás de um púlpito de madeira. No segundo registro, os servidores do TRE-CE, José Vasconcelos e Yuri Cruz, estão atrás de uma bancada, com microfones à frente.