Servidores do TRE-CE participam de capacitação para atendimentos nos PIDs
Formação abordou especificamente a prestação jurisdicional trabalhista

Dez servidoras(es) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), numa parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) e o Ministério Público do Trabalho da 7ª Região (MPT7), participaram, nessa terça-feira (9), de capacitação virtual para atendimento aos jurisdicionados da Justiça do Trabalho nos Pontos de Inclusão Digital (PID) instalados em Tauá, Ibiapina, Ipu e Graça, no interior do Estado.
A abertura foi conduzida pela procuradora-chefe da 7ª região, Georgia Maria da Silveira Aragão, que enfatizou a importância da cooperação como um meio da Justiça estar mais próxima dos excluídos digitais. A capacitação foi dividida em duas partes: na primeira, foi abordado o atendimento à(ao) cidadã(ão) para acesso à Justiça do Trabalho e, na segunda, como podem ser realizadas denúncias administrativas neste âmbito e encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho.
O curso foi ministrado pelo diretor da Vara do Trabalho de Tianguá, Abel Teixeira, que destacou que a Justiça abordada é regida pelo princípio da simplicidade, ou seja, qualquer reclamação reduzida a termo pode ser enviada e, com a facilidade de implantação dos PIDs nos municípios, há a praticidade de a população não precisar se locomover até local de sede da Justiça trabalhista para pleitear seus direitos. Já o servidor Gerson Serra das Chagas, da Secretaria Processual da Coordenadoria de 1º Grau do MPT7, orientou o procedimento de cadastramento das denúncias trabalhistas a serem encaminhadas à Procuradoria. Ao final, a secretária da Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (SPE) do TRE-CE, Micheline Melo, agradeceu a parceria e ressaltou a importância social da colaboração para com as cidadãs e os cidadãos que podem, agora, contar com a Justiça Eleitoral cearense, não só no seu exercício de cidadania, mas também na busca pelos seus direitos como trabalhadores.
Pontos de Inclusão Digital (PID)
Os PIDs são espaços físicos implementados para proporcionar o acesso a portais e balcões virtuais de órgãos do Poder Judiciário. Esses ambientes, instalados em sedes de órgãos públicos da própria localidade, são devidamente equipados com computadores e câmeras providos pelos tribunais em cooperação. A iniciativa tem como público-alvo a população com insuficiente ou nenhum acesso a recursos digitais.
A ação visa ampliar o acesso à Justiça e viabilizar os mais variados serviços de utilidade pública, nos níveis municipal, estadual e federal de todos os poderes, conferindo plenitude à cidadania nos pontos mais distantes do Estado.
#PraTodoMundoVer
Print de tela de videochamada. Nele, do lado esquerdo, está a página do portal do TRT7, com notícias e imagens. Do lado direito, imagens dos participantes.

