TRE-CE em Tauá: eventos debateram propagandas eleitorais e violência política de gênero

Programações ocorreram nessa terça-feira (30), no Fórum do município

Registro feito no Fórum de Tauá. Nele, diversas pessoas estão sentadas em cadeiras enfileiradas....

Com o objetivo de ampliar a presença da Justiça Eleitoral no interior do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou mais uma série de eventos, desta vez, em Tauá. Nessa terça-feira (30), foram promovidos o XII Ciclo de Debates e o 3º Encontro sobre Violência Política de Gênero, ambos abertos ao público e transmitidos pelo canal oficial no YouTube.

Pela manhã, o Fórum da Comarca de Tauá sediou mais uma edição do Ciclo de Debates, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC). Com o tema Transparência e Integridade nas Propagandas Eleitorais, o evento contou com a participação da juíza diretora da EJEC no âmbito do interior, Yanne Alencar, que presidiu a mesa de debate. Na abertura, a magistrada ressaltou a importância de levar os debates e o conhecimento especializado ao interior, um dos propósitos do TRE-CE com essas ações.

O desembargador eleitoral Luciano Nunes Maia, diretor da EJEC na capital e um dos expositores do evento, enfatizou a relevância da discussão para aprimorar as ações da Justiça Eleitoral cearense com relação ao pleito municipal deste ano. "O TRE do Ceará sempre se preocupou com a propaganda em rádio e TV, mas atualmente a atenção se volta para as redes sociais também, onde as notícias falsas se espalham rapidamente", observou. A mesa de debate também contou com a participação do secretário de Eleições do Tribunal, Caio Silva Guimarães, e do promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará, Erick Alves Pessoa.

Registro fotográfico feito no Fórum de Tauá. Nele, sete pessoas estão atras de uma bancada. À fr...

No período da tarde, foi realizado o evento sobre violência política de gênero, ainda no Fórum da cidade. Realizado pela Ouvidoria da Mulher, o evento teve como objetivo promover um debate aprofundado sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política, oferecendo um espaço para diálogo e conscientização do público presente.

Na ocasião, a juíza ouvidora da Mulher no Sertão Central, Carliete Palácio, evidenciou que o município de Tauá tem se destacado pela sua participação feminina na política, mas ainda enfrenta desafios significativos. “Precisamos de mais visibilidade e apoio para aumentar nossa representação em todos os sentidos”, frisou.

Em seguida, a juíza Samara Almeida, ouvidora da Mulher em Juazeiro do Norte, e a juíza Deborah Guarines, titular do Juizado da Violência Doméstica contra a Mulher de Caucaia, ministraram palestras sobre a fraudes à cota de gênero. Ambas destacaram os desafios enfrentados e a necessidade urgente de uma maior inserção feminina na política nacional.

#PraTodoMundoVer

Registros feitos no Fórum de Tauá. No primeiro, diversas pessoas estão sentadas em cadeiras enfileiradas. À frente, há a mesa principal do evento e um telão com uma palestrante. No segundo, sete pessoas estão atrás de uma bancada. À frente dessa mesa, há um banner com informações sobre o evento, como a logo do TRE-CE, do XII Ciclo de Debates e do III Encontro de Combate à Violência Política de Gênero.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido