TRE-CE participa do XII Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2024
Palestra promovida pelo Tribunal abordou o novo cenário político brasileiro e a inteligência artificial nesse contexto
Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o juiz auxiliar da Presidência e supervisor do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (LIODS), Tiago Dias, participou, nessa terça-feira (18), do XII Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2024. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Ceará e reuniu autoridades, gestores e especialistas para discutir temas relevantes para o desenvolvimento e a gestão pública no Estado.
Na ocasião, o juiz participou do painel intitulado "O novo cenário eleitoral no Brasil: Inteligência Artificial (IA), abusos do Poder Político e Econômico e seus impactos". Durante a palestra, ele destacou os esforços do TRE-CE no enfrentamento da desinformação, discutindo os riscos e consequências do uso inadequado da IA. O debate ressaltou a importância de medidas eficazes para regulamentar práticas que possam comprometer a democracia e as eleições municipais de 2024, abordando, não apenas os aspectos jurídicos, mas também políticos e sociais envolvidos.
Na ocasião, foi apresentado o Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará (PEDE-CE), lançado no último mês de maio pelo TRE-CE, cujo propósito é educar, sensibilizar e capacitar cidadãos e servidores(as) públicos(as) na identificação e no combate à disseminação de informações falsas e enganosas. Além disso, também foi citado o curso Inovação Democrática e Justiça 4.0, parte do PEDE-CE. A formação visa preparar os(as) participantes para integrar o direito e a tecnologia, com especial ênfase no contexto eleitoral. Os principais temas abordados incluem inteligência artificial, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), segurança de dados, inclusão na Justiça e preservação da memória.
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos no evento. No primeiro, há um telão, com a apresentação de título "Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará". À frente, estão quatro homens sentados em poltronas brancas enfileiradas. Um deles, o juiz Tiago Dias, segura um microfone. Na segunda foto, o juiz está sentado na poltrona, com um enquadramento próximo.