TRE-CE realiza primeira edição do seminário de neurodiversidade

Evento reuniu profissionais e participantes para diálogo sobre inclusão e experiências relacionadas ao tema

Foto colorida em formato retangular. Na imagem, estão os participantes e os palestrantes do Semi...

Apesar do crescimento da informação sobre as diferenças neurocognitivas, muitos são os desafios enfrentados por quem vive o desenvolvimento atípico. Para promover um momento de inclusão e diálogo sobre neurodiversidade, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Assessoria de Atenção à Saude e à Qualidade de Vida no Trabalho (ASAUD) do TRE do Ceará realizaram, nessa terça-feira (21), um seminário para discutir o tema.

A primeira edição do evento ocorreu no Auditório da sede do Tribunal, em Fortaleza, e promoveu uma série de palestras com profissionais da área, bem como um momento de compartilhamento de experiências entre os participantes e a apresentação do coral de alunos do Colégio de Educação Inclusiva Regina Pacis.

Abrindo o momento de palestras, o médico pediatra e presidente do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), referência em atendimento no desenvolvimento a partir da ótica da neurociência, Sulivan Mota, falou sobre a arte como ferramenta crucial na formação infantojuvenil. 

Dando sequência aos debates, a terapeuta ocupacional e especialista em desenvolvimento infantil, Sabrina Ibiapina, abordou o tema terapia ocupacional no neurodesenvolvimento infantil.

diagnóstico precoce de transtornos foi um dos assuntos debatidos pelo neurologista, especializado em Neurogenetica, André Pessoa. O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) falou sobre diagnósticos diversos, para além dos de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A comunicação foi pauta durante a palestra sobre o papel da fonoaudiologia no apoio a pacientes, ministrada por Bianca Nunes, fonoaudióloga infantil. 

Em seguida, a psicóloga, especialista em Neuropsicologia, Cristiane Couto, trouxe os processos de aprendizagem para o centro do debate.

"Cada pequeno ganho diário é uma grande satisfação para nós como pais e mães", evidenciou o médico Felipe Oliveira Marques, pai de dois meninos, Benjamin e Pedro. O seminário foi finalizado com a sua troca de experiências sobre o desenvolvimento do filho Pedro, criança com autismo.

Representando o TRE-CE, estiveram presentes no evento a secretária da Presidência, Denise Pontes; a secretária da SGP, Ingrid Eduardo, e a servidora da ASAUD, Tatyana Fujiwara.

#PraTodoMundoVer

Foto colorida em formato retangular. Na imagem, estão os participantes e os palestrantes do Seminário de Neurodiversidade do TRE-CE. Eles estão no Auditório e posam para a foto em grupo.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido