TRE-CE lança nova edição da revista Suffragium
Publicação traz temas diversos relacionados ao Direito Eleitoral
Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (5), durante sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), foi lançada a nova edição da revista Suffragium. A publicação é editada pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), através do Núcleo de Pesquisa e Estudos Eleitorais Avançados (NEP).
O evento foi aberto pelo presidente do TRE cearense, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, editor-chefe da Suffragium. Em discurso, salientou a importância da publicação, observando que a revista “é uma bússola para pesquisadores e magistrados que se debruçam sobre os diversos temas do Direito Eleitoral”. Destacou que a Suffragium agora é publicada em formato totalmente eletrônico, alcançando um público ainda maior, abrangendo temas como o combate às fake news, a fraude à cota de gênero e outros.
O presidente disse ainda que a revista “assegura a difusão de trabalhos de autores especializados” no Direito Eleitoral e convidou todos e todas a explorarem a nova edição, ao passo que agradeceu a autores e autoras que contribuíram com seus artigos e a toda a equipe técnica responsável pela organização da publicação.
Em seguida, o desembargador eleitoral Luciano Nunes Maia Freire, diretor executivo da EJEC e editor adjunto da revista, destacou os rigorosos padrões de editoração científica da Escola Judiciária para a Suffragium, que atua em três eixos temáticos. São estes a capacitação, a cidadania e o aprimoramento das práticas eleitorais. Frisou que a EJEC mantém a periodicidade de publicação da revista em duas edições anuais, com o firme propósito de expandi-la na discussão de assuntos relacionados ao Direito Eleitoral.
Por sua vez, a professora de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raquel Cavalcanti Ramos Machado, também editora adjunta da publicação, ressaltou que a Justiça Eleitoral tem uma preocupação por “manter um diálogo permanente, uma abertura para com a sociedade”, por meio das reflexões apresentadas em trabalhos como a Suffragium.
Destacou também a dedicação plena e o esforço dos servidores do TRE do Ceará para viabilizar a edição da revista. Finalmente, disse que “a revista jurídica é um espaço de racionalidade” e manifestou o propósito de que o TRE do Ceará continue a publicá-la, “mantendo um debate constante com os diferentes setores da coletividade”.
Acesse o volume 12, número 21 (2021) da revista Suffragium
#PraTodoMundoVer
As imagens são registros fotográficos feitos no lançamento da revista Suffragium. No primeiro, oito pessoas posam para a foto, sendo quatro mulheres e quatro homens. Ao lado deles, há dois banners de apresentação da publicação, em tons de rosa. No segundo registro, uma foto ampla do Pleno, com bancadas de madeira e membros da Corte usando togas pretas. Há ainda televisões suspensas, com telas de apresentação da revista.