TRE-CE marca presença na 10ª edição do Herança Nativa, do SESC Ceará
O evento promove trocas culturais, reunindo diversidades culturais e raciais
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) visitou, nesta segunda-feira (11), a 10ª edição do Herança Nativa, realizado pelo Sesc Ceará no Iparana Hotel Ecológico. O evento promove trocas culturais, reunindo povos indígenas, quilombolas, ciganos e comunidades sertanejas e serranas.
Presente na ocasião, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Tiago Dias, destacou a relevância de parcerias com instituições como o Sesc, visando ações de impacto social, especialmente neste novembro, mês da Consciência Negra, para estreitar a relação entre a Justiça Eleitoral e comunidades invisibilizadas. “O Sesc realiza um trabalho fundamental de empoderamento dessas comunidades por meio da cultura, e o TRE busca disponibilizar seus serviços eleitorais e de conscientização política para fortalecer a cidadania nesses locais”, afirmou o magistrado.
“Essa parceria representa uma oportunidade de ampliar a participação das comunidades indígenas e quilombolas no processo democrático, promovendo a inclusão eleitoral a essa população”, destaca Luthiano Vasconcelos, chefe da Assessoria de Acessibilidade, Sustentabilidade, Compliance, Integridade e Riscos do TRE-CE. Ele reforça o compromisso do Tribunal em assegurar que todos tenham a chance de participar ativamente das eleições, reafirmando o papel da instituição na promoção da cidadania e da democracia.
O projeto Herança Nativa, que, neste ano, comemora dez anos de atividades, reflete a valorização e difusão da identidade cultural cearense. Com uma programação diversificada, composta por rodas de conversa, oficinas, feiras de artesanato e apresentações artísticas, o evento busca fortalecer o reconhecimento dos povos originários e suas tradições. A iniciativa do SESC-CE é reconhecida como um importante elo para o fortalecimento das raízes culturais do Ceará.
Também estiveram presentes na visita a secretária de Gestão de Pessoas, Ingrid Barboza; a secretária de Planejamento Estratégico e Gestão, Micheline Elga; o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral Cearense, Daniel Moura; o chefe da Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca, Yuri Holanda; a assessora em exercício da Assessoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida, Tatyana Fujiwara; e a assessora do juiz auxiliar da Presidência, Rebeca Quezado.
#PraTodoMundoVer
Registro fotográfico feito no evento Herança Nativa, no Sesc Ceará no Iparana Hotel Ecológico. Estão presentes, ao todo, 10 pessoas, sendo cinco mulheres e cinco homens.