TRE-CE recebe selo de certificação pelo uso de linguagem simples em cerimônia no STF
Apenas dez tribunais regionais eleitorais foram agraciados
Em cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) na noite dessa quarta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) recebeu o Selo Linguagem Simples, reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos esforços dos órgãos do Poder Judiciário para implementar uma linguagem mais compreensível em documentos e na comunicação com a sociedade. De um total de 750 iniciativas inscritas, 60 foram selecionadas e 48 receberam o Selo de Certificação de Linguagem Simples.
A solenidade de entrega do selo ocorreu no Salão Branco do STF e contou com a presença do presidente do TRE Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, que recebeu a agraciação. Além do presidente, fizeram parte da comitiva do TRE-CE o juiz auxiliar da Presidência e supervisor do LIODS, Tiago Dias; o juiz de Direito, Sérgio Viana; a assessora-chefe de Imprensa, Comunicação Social, Cerimonial e Eventos, Morgana Cruz Chaves; e os servidores Alysson Diniz dos Santos, Ricardo Mendes Soares e Silvia Rebeca Saboia Quezado.
Pacto
O Pacto, instituído em novembro do ano passado, propôs à magistratura nacional e aos tribunais o desafio de aliar boa técnica, clareza e brevidade nas comunicações, como forma de garantir o amplo acesso à Justiça. Entre os compromissos assumidos estão a eliminação dos termos excessivamente formais e dispensáveis ao entendimento do conteúdo, e a adoção de uma linguagem direta na elaboração de despachos, sentenças e outros documentos. A política prevê ainda a criação de manuais e guias para orientar cidadãos sobre o significado das expressões técnicas indispensáveis nos textos jurídicos.
Vencedores
Além do TRE-CE, nesta primeira edição, foram contemplados o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), os tribunais estaduais da Bahia, Paraíba, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, São Paulo, Tocantins, Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal e Territórios, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
O Selo também foi entregue aos tribunais militares de Minas Gerais e São Paulo, aos tribunais regionais do trabalho da 11ª Região, 17ª Região, 19ª Região, 1ª Região, 22ª Região, 3ª Região, 4ª Região, 6ª Região, 8ª Região, 9ª Região e aos regionais eleitorais da Bahia, Alagoas, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Amapá, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará e federais da 3ª Região e da 4ª Região.
Selo Linguagem Simples
Criado com o objetivo de reconhecer o uso da linguagem direta e compreensível em todos os segmentos da Justiça, o Selo Linguagem Simples foi instituído pela Portaria n. 351/2023. O selo busca estimular a adoção de uma forma simplificada de comunicação pelo Poder Judiciário, em todos os graus de jurisdição. O prêmio será realizado anualmente no mês de outubro.
O reconhecimento é dado aos tribunais que utilizam linguagem simples e direta em documentos oficiais, ritos de solenidades, pronunciamentos, entre outros. Para esta primeira edição do prêmio, foram inscritas mais de 750 iniciativas desenvolvidas ao longo de 2024. O número significativo de ações em todo o sistema de Justiça se deve ao Pacto da Linguagem Simples, lançado em novembro do ano passado.
Ementas
Em agosto deste ano, o CNJ publicou a Recomendação n. 154, que orienta os tribunais a utilizarem um modelo de elaboração de ementas nas decisões do órgão colegiado, conhecidas como acórdãos. Além disso, o instrumento normativo traz um manual detalhado para ser replicado em todos os segmentos do Poder Judiciário. A ementa é o trecho que contém o resumo de tudo que foi decidido em relação ao conflito julgado. O modelo sugerido contém cinco partes: cabeçalho enxuto; descrição resumida do caso; identificação concisa das questões em discussão; solução proposta; e o dispositivo ou tese, com a conclusão do julgamento e o enunciado que sintetiza o decidido.
*Com informações da Agência CNJ de Notícias
#PraTodoMundoVer
As imagens são registros fotográficos da cerimônia de entrega da certificação. Na primeira foto, à frente de um painel com logos referentes ao Selo Linguagem Simples, estão seis pessoas, sendo cinco homens e uma mulher. Cinco deles seguram uma pasta com o certificado. Na segunda foto, oito pessoas posam para a foto, sendo seis homens e duas mulheres. O presidente do TRE-CE, que está entre os presentes, segura a pasta com a certificação.