Eleitor não precisa ter biometria cadastrada para votar nas Eleições 2024
Apesar de não exigir cadastramento biométrico, a situação da eleitora ou do eleitor deve constar como regular
As eleitoras e os eleitores que estão com cadastro regular, mesmo que não tenham registrado sua biometria junto à Justiça Eleitoral, poderão votar normalmente nas Eleições 2024. Para verificar sua situação, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou utilizar o aplicativo e-Título.
De acordo com estatísticas oficiais da Justiça Eleitoral, de um total de 6.935.539 eleitoras e eleitores aptos a votar no Ceará, 93,78% possui biometria cadastrada.
Reabertura do cadastro
As eleitoras e os eleitores que ainda não registraram sua biometria poderão realizar o processo, assim como demais atualizações cadastrais, ainda neste ano, a partir do dia 5 de novembro, quando o cadastro eleitoral reabrir pós-eleições.
Documentação para votar
São documentos aceitos para votar: Carteira de Identidade, Passaporte (mesmo vencido) ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteiras de categorias profissionais reconhecidas por lei, como a carteirinha da OAB, o Certificado de Reservista, a Carteira de Trabalho (em formato físico) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo fora da validade. Vale lembrar que o e-Título é válido para votar apenas para quem já tem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.
O Título de Eleitor físico, por não apresentar a foto da eleitora ou do eleitor, não é obrigatório nem necessário para a votação, mas pode ser levado para facilitar o processo, principalmente para a verificação do número da seção eleitoral.
#PraTodoMundoVer
Card gráfico retangular de fundo branco. Ao centro, em letras grandes, o logotipo oficial das eleições de 2024. Este logotipo consiste numa hashtag (#) ao lado da frase “Voz da Democracia”, ambos em letras verdes numa fonte que imita pinceladas de tinta. Dentro da letra “O”, na palavra “voz”, está desenhado o círculo azul com faixa branca, presente na bandeira do Brasil. Abaixo, ainda compondo o logotipo, o complemento “Eleições 2024” em letras pretas.