TRE-CE promove campanha de identificação do eleitorado com deficiência ou mobilidade reduzida
Ação será realizada durante o dia do pleito, no próximo 6 de outubro
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realiza, no dia da eleição, a Campanha de Identificação de Eleitoras e Eleitores com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. A iniciativa é voltada ao eleitorado que ainda não registrou tal informação à Justiça Eleitoral e objetiva permitir que medidas de acessibilidade sejam cada vez mais eficientes e inclusivas no processo democrático.
Durante o pleito, cidadãs e cidadãos com deficiência poderão preencher um formulário, que estará disponível em todas as seções eleitorais, no qual indicarão o tipo de deficiência ou mobilidade reduzida que possuem. Essas informações serão inseridas no Cadastro Eleitoral, contribuindo para a identificação precisa das necessidades do eleitorado e permitindo que a Justiça Eleitoral atue de forma proativa para garantir que todas e todos exerçam seu direito ao voto.
A partir dessas informações, serão possíveis, por exemplo, a remoção de barreiras físicas nos locais de votação e a distribuição de fones de ouvido para pessoas com deficiência visual, que utilizam recursos de áudio nas urnas eletrônicas. Essas iniciativas são parte do compromisso do TRE-CE de garantir uma participação autônoma, segura e inclusiva de todas e todos nas eleições.