Escola Judiciária do TRE-CE divulga relatório de atividades referente a 2024
Documento apresenta principais ações empreendidas e aplicações dos recursos

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulga o Relatório de Atividades da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC) referente a 2024. O documento, que apresenta as principais iniciativas e ações promovidas ao longo do ano no campo da formação e capacitação eleitoral, está disponível para consulta pública.
A publicação atende ao disposto no art. 12 da Resolução TSE nº 23.620/2020, que determina que as Escolas Judiciárias dos TREs elaborem relatórios anuais de atividades e os enviem até fevereiro do ano seguinte.
O relatório reforça o compromisso do Regional cearense com a transparência e a educação eleitoral, destacando as ações realizadas e seu impacto na cidadania e na democracia.
Destaques do Relatório 2024
Programa Eleitor(a) do Futuro – ações de educação política de jovens de 12 a 17 anos no Ceará, alcançando 11.419 estudantes em 2024;
Projeto A Escola vai ao TRE – diálogo entre o Tribunal e escolas, incentivando a consciência política e cidadã de estudantes. Em 2024, alcançou 4.471 alunos.
1º Congresso Regional Eleitoral Do Cariri - Evento realizado de 20 a 22 de março de 2024, que debateu os desafios da Justiça Eleitoral no mundo digital, reunindo especialistas e autoridades no Cariri cearense.
Programa de Valorização do(a) Mesário(a) – promove educação política e participação cidadã por meio dos projetos Universidade Amiga da Democracia e A Universidade Vai ao TRE, que juntos atenderam 561 estudantes em 2024.
Programa de Educação Continuada em Direito e Processo Eleitoral – formação na Justiça Eleitoral por meio de cursos, seminários e parcerias acadêmicas, incluindo pós-graduações em Direito Eleitoral. Em 2024, alcançou 2.721 participantes.
Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará – o espaço funciona como um equipamento pedagógico voltado à educação para a cidadania. Aberto à visitação pública, reúne um acervo museológico, bibliográfico e documental que resgata a história da democracia e do processo eleitoral brasileiro. No período de 2 de janeiro a 13 de dezembro de 2024, 1.381 pessoas assinaram o livro de visitantes.
Vinculada à Presidência do TRE-CE, a EJEC promove formação e especialização em Direito Eleitoral para magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores e demais interessados. Atua na educação para a cidadania, valorização do mesário voluntário e incentivo à pesquisa acadêmica. Além disso, preserva a memória da Justiça Eleitoral, gerencia o acervo bibliográfico e documental do Tribunal e edita a revista Suffragium, além de outras publicações institucionais.
Confira o Relatório de Atividades da Escola Judiciária Eleitoral Cearense
#ParaTodoMundoVer
Card gráfico de fundo azul com verde, com um cacto ao fundo, do lado esquerdo da imagem. Ao lado direito, há o título “Relatório de Atividades” na cor branca, enquanto “Escola Judiciária Eleitoral Cearense” está em amarelo. O ano de 2024 está no canto inferior direito, também nas cores branco e amarela. Na parte superior direita, há a logo do TRE-CE e o símbolo do prêmio CNJ de qualidade. Na parte inferior esquerda, está a logo da EJEC.