Novos membros efetivos e suplentes do TRE-CE são eleitos; escolhidos formam a próxima gestão do Tribunal
No dia 8 de abril, o Pleno do TRE-CE vota para eleger a próxima gestão

Os desembargadores Maria Iraneide Moura Silva e Emanuel Leite Albuquerque foram eleitos para as vagas de membro efetivo, categoria desembargador, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Os escolhidos constituirão a próxima gestão da Justiça Eleitoral cearense, no biênio 2025-2027.
Na mesma ocasião, foram eleitos os desembargadores Durval Aires Filho e Luiz Evaldo Gonçalves Leite para a suplência da Corte. A eleição foi realizada em formato eletrônico e secreto, com resultado divulgado durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta quinta-feira, 3 de abril.
Cumprimentos da atual gestão do TRE-CE
Também votante na eleição, o presidente do Tribunal Eleitoral cearense, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, parabenizou os novos membros que chegam para compor a Corte Eleitoral, destacando a satisfação com os sucessores escolhidos.
Também na ocasião, o presidente evidenciou o privilégio que tem sido estar à frente da gestão do órgão. “Por três anos consecutivos, o TRE-CE tem se destacado nacionalmente em matéria de produtividade e transparência”, evidenciando a conquista da posição de melhor tribunal do Brasil, do ponto de vista do Prêmio CNJ de Qualidade, no qual atingiu o selo Excelência, em 2024.
Raimundo Nonato destacou ainda que a Justiça Eleitoral cearense encaminha-se para, até o final da atual gestão, liquidar os processos pendentes de julgamento no Pleno, quantificando que, desde novembro de 2024, em apenas quatro meses, dos 14.714 processos de prestação de contas das eleições, já foram julgados 78,5%.
O presidente do TRE-CE falou ainda sobre as ações que deseja que as próximas gestões deem continuidade, como a ampliação do atendimento em todo o Estado e a valorização de servidoras, servidores e demais colaboradores(as) que atuam na Justiça Eleitoral cearense e que são também parte desse sucesso.
“Desejo que os seus próximos gestores, amigos e colegas queridos, tenham a mesma felicidade que tive ao longo de todos esses anos de serviço à Justiça Eleitoral, regada sempre pelo sentimento de dever cumprido”, concluiu.
Composição do TRE-CE
O TRE-CE é composto por sete membros, sendo dois desembargadores estaduais (presidente e vice-presidente – este acumula a função de corregedor eleitoral); dois juízes estaduais, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dois juristas (classe de advogados). Tem ainda a atuação de um procurador regional eleitoral.
Atualmente, o presidente é o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos e o vice-presidente e corregedor é o desembargador Francisco Gladyson Pontes, tendo como suplentes os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque e Maria Iraneide Moura Silva, respectivamente.
No dia 8 de abril, o Pleno do TRE-CE vota para eleger a próxima Presidência e Vice-Presidência, durante sessão plenária.
#PraTodoMundoVer
Imagem retangular. A foto mostra a fachada do TRE-CE. Em um primeiro plano, há uma escada com grama, ao lado de uma estrutura de alvenaria com o letreiro do Tribunal. No segundo plano, está o prédio administrativo com uma fachada espelhada.