TRE-CE conclui primeira edição do Hackathon, uma parceria com a UFC

Equipes de maior destaque foram premiadas com bolsa-estágio no Regional cearense

Registro fotográfico feito durante a cerimônia de encerramento do I Hackathon TRE/CE - UFC, no a...TRE-CE conclui primeira edição do Hackathon, uma parceria com a UFC

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) concluiu, nesta quinta-feira (10), a primeira edição do Hackathon TRE/CE - UFC. O encerramento do evento, intitulado Demoday, foi realizado no auditório do Tribunal, em Fortaleza, com apresentações dos projetos desenvolvidos pelos(as) estudantes ao longo dos últimos meses em solução aos desafios propostos pela Justiça Eleitoral cearense.

Confira os registros da solenidade

A iniciativa é fruto da parceria entre o TRE-CE e a Universidade Federal do Ceará (UFC), e teve como objetivo desenvolver competências de inovação e criatividade por meio da criação de soluções para desafios enfrentados na rotina de trabalho do Tribunal.

Durante a solenidade, o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ressaltou que o Hackathon vai além de uma competição, tratando-se de um espaço de colaboração e aprendizado. Ressaltou ainda que, ao reunir 60 graduandos de diferentes áreas do conhecimento, a iniciativa promoveu um ambiente ideal para o desenvolvimento e amadurecimento de ideias voltadas à melhoria dos processos da Justiça Eleitoral.

“Cada um de vocês trouxe um conjunto de habilidades e perspectivas únicas, contribuindo para a formação de soluções inovadoras que podem transformar significativamente a nossa atuação”, afirmou o presidente, ao passo que parabenizou os(as) participantes pela dedicação e os resultados alcançados.

O presidente também desejou que as vivências adquiridas durante o Hackathon sirvam de inspiração para futuras realizações. “Obrigado por fazerem parte deste marco de inovação, criatividade e transformação”, finalizou.

Registro fotográfico feito durante a cerimônia de encerramento do I Hackathon TRE/CE - UFC, no a...

Representando a Reitoria da UFC, o professor Rodrigo Citó Rego, falou sobre a importância da instituição de ensino atuar em prol de um dos pilares fundamentais da sociedade: a democracia. “Acredito que, como UFC, estamos cumprindo com o nosso papel social ao colaborar com o Tribunal. Estamos contribuindo para a consolidação da democracia”.

Em seguida, o professor Abraão Saraiva, diretor do Parque Tecnológico da UFC e coordenador do Hackathon, apresentou a proposta da competição e a trajetória das equipes e alunos envolvidos no desenvolvimento do projeto. Ao todo, 14 equipes se inscreveram, das quais 11 chegaram à final, representando 19 cursos de graduação, evidenciando a pluralidade dos cursos contemplados.

Os alunos desenvolveram soluções para o Tribunal com foco na modelagem de fluxos de processos de trabalho, no aumento da automação das rotinas e na estruturação de conjuntos de dados relacionados às entregas  do órgão. Os projetos foram avaliados com base em três critérios: funcionalidade (avaliação técnica), aplicabilidade (análise de custo-benefício) e pitch (qualidade da apresentação).

Registro fotográfico feito durante a cerimônia de encerramento do I Hackathon TRE/CE - UFC, no a...

As três equipes que mais se destacaram foram premiadas com uma bolsa-estágio no Regional cearense.

O momento contou também com uma apresentação musical e com a presença dos alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Walter de Sá Cavalcante.

#ParaTodoMundoVer

Registros fotográficos feitos durante a cerimônia de encerramento do I Hackathon TRE/CE - UFC, no auditório do TRE-CE. A primeira imagem mostra todos os presentes ao evento reunidos no auditório. Na segunda imagem, está presente o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, atrás de um púlpito de acrílico, no momento de sua fala. A terceira e última imagem mostra três estudantes, duas mulheres e um homem, sobre o palco do auditório no momento de sua apresentação. Uma das mulheres segura um microfone.

Acesso rápido