55º CCORELB: Corregedoria do TRE-CE apresenta proposta de reorganização das zonas eleitorais durante encontro no Paraná
Evento ocorre nesses dias 26 a 29 de março

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio de sua Corregedoria (CRE-CE), realizou, nessa quarta-feira (26), uma apresentação sobre a proposta de reorganização das atividades das zonas eleitorais, durante o 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). O evento, organizado pelo TRE do Paraná, ocorre até o próximo sábado (29), em Foz do Iguaçu.
A apresentação da CRE-CE durante a programação fez parte do grupo de trabalho que debate a flexibilização do paradigma de organização das zonas eleitorais, composto também pelas corregedorias dos TREs Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.
O secretário da Corregedoria do TRE-CE, Carlos André Bezerra, falou sobre o modelo focado na reorganização das atribuições dos cartórios com deslocamento da atividade processual jurisdicional para uma Coordenadoria dentro da Secretaria Judiciária (modelo centralizado) ou Secretaria única de primeiro grau (modelo descentralizado).
Ainda em sua apresentação, o secretário destacou a experiência bem-sucedida do Ceará com o modelo, por meio da criação e atuação da Coordenadoria Judiciária (COJUD) nas eleições de 2024. “O Encontro nos permite trocas de experiências e apresentação de nossas vivências no Tribunal do Ceará, possíveis de inspirar outros regionais”, fala. O Encontro, que reúne representantes das CREs de todo o Brasil, segue até o próximo sábado (29).
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos durante o evento. No primeiro, sobre um palco, o secretário da CRE-CE fala diante de um púlpito de acrílico. Atrás dele, há uma tela azul que projeta o banner do 55º Encontro do CCORELB. No segundo registro, há uma sala com pessoas distribuídas lado a lado atrás de uma mesa em formato de "U". À frente deles, a tela azul centralizada.