Nascido no universo jurídico, o desembargador Inácio é o quinto homenageado da Medalha Padre Cícero 2025
Serão cinco agraciados nesta edição

Na série de matérias especiais, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) apresenta o desembargador Inácio Cortez, o quinto homenageado na segunda edição da Medalha Padre Cícero Romão Batista 2025. A cerimônia de outorga das medalhas ocorre no próximo dia 24 de março, às 9h, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Nascido no universo jurídico, Inácio de Alencar Cortez Neto, que é natural de Crato, é filho de um promotor de Justiça da região do Cariri, Ribamar Cortez. Quando jovem, viajava com o pai para as comarcas da região caririense e de Pernambuco. Com isso, o desembargador foi se moldando para seguir a carreira de Direito. Ainda na adolescência, foi para o estado de Recife, onde concluiu os estudos e graduou-se na área.
Seguindo os passos do pai, na primeira oportunidade, fez o concurso para magistratura e passou. "Fui juiz em Araripe e Milagres. Atuei também como juiz das pequenas causas até chegar na capital cearense. Sempre fui dedicado ao trabalho, com honestidade, firmeza, e igualdade", relembra o homenageado.
O magistrado também foi corregedor e presidente do TRE-CE de 2021 a 2023. "É uma honra ser homenageado com a Medalha Padre Cícero", agradece. Confira mais sobre a trajetória do desembargador Inácio Cortez:
Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista
A honraria foi instituída através da Resolução TRE-CE n.º 996/2024, que tem como uma de suas bases a Lei n.º 14.693, de 10 de outubro de 2023, que inscreveu referência ao líder religioso Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
A medalha é uma forma de homenagear a figura cearense como referência histórica e cultural, não só no Estado, como em todo o território nacional, bem como agraciar personalidades e instituições credoras de reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.
#PraTodoMundoVer
Card gráfico de fundo preto e marrom, com detalhes circulares em amarelo. No lado esquerdo, o texto: "Medalha Padre Cícero Romão Batista". No lado direito, a foto do desembargador Inácio Cortez, usando toga preta.