TRE-CE participa do 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil
Evento ocorreu nos dias 26 a 29 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná

Nos dias 26 a 29 de março, a Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE) esteve presente no 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento reuniu representantes dessas unidades de todo o país para debater temas relevantes para a Justiça Eleitoral.
Representando o Regional cearense, estiveram presentes o corregedor e vice-presidente, desembargador Gladyson Pontes; o juiz auxiliar da unidade, Alisson Simeão; o secretário da CRE-CE, Carlos André Oliveira; a coordenadora de Assuntos Jurídicos e Correcionais, Roberta Laena; e a coordenadora de Gestão e Fiscalização do Cadastro Eleitoral, Lenina Beserra.
Programação
O evento teve início na quarta-feira (26), com apresentação da CRE-CE, que integrou o grupo de trabalho responsável por debater a flexibilização do paradigma de organização das zonas eleitorais. Além do Regional cearense, o grupo contou com a participação dos TREs do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.
Durante a apresentação, o secretário da CRE-CE abordou a reorganização das atividades das zonas eleitorais, destacando a experiência bem-sucedida do Ceará nas eleições de 2024, especialmente com a criação da Coordenadoria Judiciária (COJUD), otimizando a atuação jurisdicional.
Ao longo do dia, também foram realizados debates sobre temas como a terceirização nos cartórios eleitorais, práticas cartorárias no PJe-Zonas Eleitorais, o uso de documentos fraudulentos e seus impactos nas operações RAE, além da necessidade de autuação individual de processos de mesários.
Na quinta-feira (27), foram discutidos os procedimentos relacionados às cartas precatórias e apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. Durante a tarde, corregedorias regionais debateram a regulamentação dos níveis de acesso aos dados do cadastro eleitoral, a nacionalização do atendimento ao eleitorado e o desenvolvimento de uma ferramenta de consulta para mesários.
O penúltimo dia contou com mais uma apresentação sobre o trabalho da Corregedoria-Geral, seguida de um painel sobre o monitoramento processual, ministrado pelo Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Paraná (NEMOC/TJPR).
No período da tarde, foram apresentadas as ações do regional de Rondônia, incluindo o “Censo indígena, quilombola e comunidades tradicionais” e o projeto “Meu Voto, Meu Poder”. Também foi discutida a realização do 1° Encontro com os Coletivos – Vozes da Sociedade em Destaque, iniciativa que busca ouvir sugestões da população para aprimorar os serviços da Justiça Eleitoral e fortalecer a democracia.
Outro tema abordado foi a Justiça Restaurativa nas Inspeções, que propõe o uso de técnicas de comunicação não violenta para fomentar um ambiente de diálogo respeitoso entre os diversos atores do processo eleitoral. Além disso, foram apresentados detalhes do projeto “CRE Aproxima – a Corregedoria Perto de Você”, que visa prestar assistência preventiva, permanente e multidisciplinar aos Cartórios Eleitorais, identificando dificuldades precocemente e promovendo a troca de conhecimentos para evitar prejuízos aos serviços.
Após a exposição dos projetos, foi ministrada uma palestra sobre o combate ao assédio eleitoral. Em seguida, foram apresentadas às corregedoras e corregedores regionais eleitorais as proposições estabelecidas na reunião da quinta-feira (27), que contou com a participação de representantes das Corregedorias. O dia de programação foi encerrado com a elaboração e publicação da Carta de Foz do Iguaçu.
E, no último dia de programação, no sábado (29), foi realizada a palestra “Diálogos com a liderança: saúde mental nas organizações”.
O CCORELB
Fundado em 2000, na cidade de São Luís (MA), o CCORELB é uma associação nacional sem fins lucrativos que reúne corregedoras e corregedores dos TREs, além da(o) corregedora(or)geral da Justiça Eleitoral, que é membro nato honorário e presidente de honra do colegiado. Entre os objetivos do Colégio, estão o aperfeiçoamento dos trabalhos realizados, a uniformização de diretrizes e o compartilhamento de boas práticas.
#PraTodoMundoVer
Registros feito no 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na primeira imagem, estão presentes 5 pessoas posando para a foto, sendo três homens e duas mulheres. Atrás deles, há um painel com o nome do evento. Na segunda imagem, um homem fala ao microfone. Ele está sentado em uma cadeira preta, atrás de uma bancada. Ao seu lado, há duas mulheres. Na mesa há computadores e microfones. Na terceira e última imagem, há varias pessoas, entre homens e mulheres, posando para a foto. Atrás deles, há um painel com o nome do evento.