TRE-CE celebra o Dia Internacional de Arquivos com humor e cearensidade
Foi produzido vídeo comemorativo em parceria com estúdio de ilustração
A Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, da Coordenadoria de Apoio Administrativo, produziu um vídeo comemorativo ao Dia Internacional de Arquivos, celebrado nesta quinta-feira, 9 de junho, no qual Aline Corteletti, ilustradora da página @ilustraclementine, conta com humor e cearensidade a destinação dos documentos presentes no Arquivo da Justiça Eleitoral.
O vídeo se insere na 6ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, cujo tema proposto pelo ICA - Conselho Internacional de Arquivos em 2022, que é #SomosArquivo, e está disponível no canal do TRE-CE no YouTube, no Instagram e no Facebook. Curta e compartilhe!
O Conselho Internacional de Arquivos (ICA) convida a sociedade civil a entender como as práticas arquivísticas influenciam o que está dentro ou fora do “documento de arquivo”, como nossa prática reflete os preconceitos profissionais e como os documentos nos impactam com as histórias que contam. Os arquivos contêm as histórias do passado, do presente e, eventualmente, do futuro dos indivíduos. Eles nos ajudam a entender quem somos e o que pretendemos ser. Entendendo o que as histórias dos arquivos refletem, quem está incluído? Quem não está? Será que certas comunidades marginalizadas querem estar documentadas nos “arquivos institucionais”?
Confira a Programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos.
O Arquivo do TRE-CE
O Arquivo da Sede do TRE-CE abriga aproximadamente 940.000 processos e documentos que contam e provam a história e os atos do Tribunal. Desde 2011, a Seção de Arquivo do Regional (SEARQ) trabalha na classificação destes documentos, a fim de analisar o conteúdo e a relevância para a Instituição. Depois de classificados, é feita a seleção e triagem dos documentos, sendo destinados para guarda permanente, cumprimento de tempo de guarda na fase intermediária ou descarte após o prazo estipulado na legislação.
Existem 40.000 documentos e processos considerados de guarda permanente, os quais são preservados em definitivo. Tratam-se de documentos que remontam ao ano de 1934, tais como mapas totalizadores de eleições, alistamentos eleitorais, atas de sessão, acórdãos, processos eleitorais, fotografias e notícias produzidas e conservadas no âmbito das atividades administrativas e das eleições cearenses, que também possuem valor histórico. Há também no acervo documentos anteriores à criação da Justiça Eleitoral em 1932, como processo de 1915, títulos de eleitores de 1916 e Livro de Termos de Alistamento de Eleitores de 1920 a 1925.
Os processos em fase intermediária somam mais de 900.000 protocolos, os quais estão sujeitos a consultas e desarquivamentos. Nesta categoria, estão os documentos que comprovam o cumprimento de deveres e garantem direitos de pessoas e de instituições.
Além do acervo do Arquivo Central, milhares de documentos estão distribuídos nas unidades da Secretaria, em fase corrente.
Nas Zonas Eleitorais o Arquivo é composto por aproximadamente 17.000 caixas, sendo quase a totalidade de processos judiciais de guarda permanente, dos quais aproximadamente 100 caixas contém documentos históricos.
Preservação
Em 2021 foi realizada a restauração de documentos arquivísticos por meio da contratação da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA), que efetuou a higienização e restauração de parte do acervo, a fim de minimizar os impactos do tempo e de condições adversas do ambiente refletidos em danos físicos e químicos nos processos.
Este ano foi iniciado o processo licitatório para digitalização do acervo, prioritariamente dos documentos vitais os quais devem ser protegidos por meio de medidas especiais com vistas a resguardar informações essenciais para o funcionamento do Tribunal, conforme disposto na Resolução TSE no 23.379/2012.
Difusão
O Projeto Arquivo Vivo consiste no resgate do acervo histórico e na difusão do acervo arquivístico através de entrevistas com personalidades que se inserem no contexto da Justiça Eleitoral do Ceará como eleitores, mesários, candidatos, servidores, magistrados e promotores.
Gestão Documental
Nos últimos 5 anos, 94.000 documentos foram avaliados pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos como descartáveis, presidida pela Coordenadoria de Apoio Administrativo, conforme a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos. Esses descartes foram devidamente publicados em editais de eliminação de documentos. O material, que totalizou aproximadamente103,8 toneladas, doadas às associações de catadores de recicláveis (SOCREP e ASCAJAN), imprimindo responsabilidade socioambiental.
Além dos documentos em suporte físico (papel), o TRE-CE produziu, de 2013 a maio deste ano, 195.456 processos natos digitais e digitalizados, que também precisam ser preservados com confiabilidade, autenticidade, organicidade, acessibilidade e unicidade.
Texto: SEPEA/COAPA
Vídeo: Maryane Lima Parente e @ilustraclementine
Banner com o título 9 de junho - Dia internacional de arquivos. Em destaque, na parte direita da arte, print de tela do vídeo em que aparecem ilustrações de várias folhas de papel sobrepostas. Elas são feitas em traço simples preto e possuem rosto com olhos, boca, nariz e sobrancelhas. Em quatro folhas, na parte superior, está escrito em cada uma delas Edital, Doc 1, Doc 2 e Doc 3. Acima, o título: Somos Arquivo!.