Desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo
Desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo
O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, que assume a Vice-Presidência do TRE-CE e o cargo de corregedor regional eleitoral, nasceu no município de Farias Brito, Ceará. Filho de José Correia de Oliveira e Maria Máximo Correia, é casado com Ivone Maria Aragão Correia e tem três filhos: Haroldo, Lino André e Lorena.
É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bacharel em Administração Pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Como magistrado, foi juiz titular das Comarca de Jardim, Brejo Santo, Juazeiro do Norte e Fortaleza.
Foi ainda vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e coordenador das varas da área criminal, de 1997 a 1998, coordenador das Varas do Júri, Auditoria Militar, Execuções Criminais e Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus, de 1999 a 2001.Exerceu também o cargo de coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) nos anos de 2008/2009. Atuou ainda como membro da Comissão de Implantação do Programa "Excelência no Judiciário" e de outras comissões do Judiciário. Foi também diretor da Associação Cearense dos Magistrados (ACM) por 4 anos e primeiro presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça.
É membro da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará e membro efetivo do Instituto dos Magistrados do Ceará, além de professor titular da Universidade Regional do Cariri (à disposição da Universidade Estadual do Ceará – UECE). No TRE do Ceará, integrou a Corte do Tribunal na categoria de Juiz de Direito e como suplente de desembargador.