Laboratório de Inovação

TRE-CE Logo Laboratório de inovação

O que é o LIODS?

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) é um espaço criado para incentivar melhorias e mudanças na forma de trabalho no serviço público. Seu principal objetivo é aproximar o TRE-CE das pessoas, promovendo mais eficiência e acessibilidade.

No LIODS, a inovação acontece de duas formas: criando algo novo (inovação disruptiva) ou aprimorando o que já existe (inovação incremental). Para isso, buscamos sempre experimentar ferramentas e práticas, onde tanto os acertos quanto os erros fazem parte do aprendizado e do aperfeiçoamento contínuo.


Objetivos

O LIODS busca aprimorar as atividades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), promovendo a inovação. Seu propósito é experimentar ideias que possam resultar em novos produtos, serviços, processos ou soluções eficazes para os desafios do tribunal.

Além disso, o laboratório trabalha para aumentar a transparência das decisões judiciais, eliminando barreiras linguísticas e visuais que dificultam a compreensão de documentos e processos internos e externos.


Equipe do LIODS

Dr. Tiago Dias da Silva

Juiz auxiliar da Presidência e supervisor do LIODS

Alysson Diniz dos Santos

Assessor do LIODS

Lígia Freitas Duarte

Assessora do LIODS

Helia de Carvalho Costa

Assistente Administrativo do LIODS

Laboratoristas

Dr. Ângelo Bianca Vettorazzi

Ana Lívia Nogueira Chagas

Andrea Fabianna de Albuquerque Oliveira

Caio Silva Guimarães

Daniel Moura de Araújo

Dra. Dayana Tavares Barros

Dr. Ezequias da Silva Leite

Flávia Ellery Monteiro Pessoa

Francisco Telesforo Celestino Junior

Francisco Wendel Almeida Cavalcante

João Rafael Souto dos Santos

Lauro Salmito Pinheiro

Leandro da Silva Taddeo

Luthiano Sande Lima Vasconcelos

Micheline Elga Pessoa de Melo

Morgana Jessica Souza Cruz Chaves

Dra. Rhaila Carvalho Said

Ricardo Mendes Soares

Roberta Martins de Castro

Dr. Sérgio Augusto Furtado Neto Viana

Sílvia Rebeca Sabóia Quezado

Yuri Holanda Cruz

Estagiários

Filipe T. Soares

Henrique Façanha Dutra

Heron Enzo Cândido Moura

Isac Mariano Duarte

João Victor Guttierrez

Karime Linhares Silva Muniz

Lara Muniz Menezes Rocha

Lara Silva Gonçalves

Marjorie Menescal

Rafael da Silva Albuquerque

Sofia de Melo Valente

Wanessa Severino

A Linguagem Simples é uma das principais linhas de atuação do LIODS TRE-CE, pois ela consiste em transmitir informações de forma clara, direta e acessível e, portanto, é uma poderosa ferramenta para aproximar as pessoas do TRE-CE. Uma comunicação é considerada simples quando o público-alvo daquela mensagem consegue compreender o conteúdo facilmente, sem a necessidade de releituras ou de pedir ajuda para entender o que foi dito.

Por esta razão, o LIODS é o atual gestor do Programa Linguagem Simples do TRE-CE.

Vamos conhecer um pouco mais dos nossos projetos de Linguagem Simples?


Projeto Simplifica Acórdãos (link para o projeto no renovajud)

O projeto Simplifica Acórdãos, iniciado em 2024, tem como objetivo facilitar o entendimento das decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Ele resume os acórdãos de forma clara e objetiva, mantendo a precisão jurídica e eliminando termos técnicos difíceis, para que qualquer pessoa compreenda as decisões sem precisar de conhecimento jurídico avançado.

Com o uso de Linguagem Simples e um design visual acessível, os textos são mais fáceis de ler, melhorando a experiência de quem acessa os documentos e fortalecendo a transparência e a acessibilidade da Justiça Eleitoral.

Como resultado, foi criada a Coletânea de Acórdãos Simplificados, que reúne 16 decisões do TRE-CE, organizadas por tema e escritas de forma simplificada.

Acesse a Coletânea de Acórdãos Simplificados aqui.


Campanha "Simples é Mais"

A campanha explica o conceito de Linguagem Simples e desfaz equívocos, mostrando que simplificar não significa perder formalidade ou precisão.

A campanha também conta com entrevistas de especialistas que discutem sobre a importância da comunicação clara e acessível, especialmente no serviço público e na Justiça Eleitoral.


Selo de Linguagem Simples

Em 2024, o TRE-CE recebeu o Selo Linguagem Simples, uma certificação inédita concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa honraria reconhece os esforços dos órgãos do Judiciário para adotar uma comunicação clara e acessível, especialmente em decisões judiciais. Nesta primeira edição, apenas nove tribunais eleitorais foram premiados.

O Selo Linguagem Simples faz parte do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado em dezembro de 2023 e adotado por todos os tribunais desde então.

Para mais informações, clique aqui.


Coletivo de Inovação Eleitoral (link para o projeto no RenovaJud)

O Coletivo de Inovação Eleitoral foi criado para aproximar as equipes de inovação dos Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste e Pará. O objetivo é colaborar para criar projetos de inovação que atendam demandas comuns aos Tribunais da região. A ideia é melhorar a Justiça Eleitoral e tornar o serviço mais próximo do cidadão.

Os membros associados atualmente são: TRE-AL, TRE-BA, TRE-CE, TRE-MA, TRE-PA, TRE-PB, TRE-PE, TRE-PI, TRE-RN e TRE-SE. Estes Regionais assinaram um Memorando de Entendimento disponível aqui.

Um exemplo dessa colaboração é a campanha ¨Simples é Mais¨, na qual, por meio de posts colaborativos, fortalecemos a prática e o uso da linguagem simples nas comunicações do Judiciário, facilitando o entendimento da população sobre temas relevantes.


Parcerias Educacionais

O TRE-CE e a Universidade de Fortaleza (Unifor) criaram, em 2024, o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) e o Núcleo de Prática Jurídica Eleitoral. Localizados no campus da Unifor, esses espaços oferecem aos alunos a chance de participar de projetos reais e ganhar experiência prática em direito eleitoral.

O LIODS, especialmente, desenvolve soluções inovadoras para a Justiça Eleitoral com a ajuda de estudantes de diversas áreas. A parceria visa melhorar a formação dos alunos e os serviços eleitorais, além de fortalecer a cultura da linguagem simples no TRE-CE.


Campanha "Desinformação Não!"

A campanha "Desinformação Não!", divulgada em 2024, alerta sobre os perigos das fake news e reforça a importância de verificar a veracidade das informações.

A iniciativa foi veiculada no Instagram do TRE-CE, por meio de posts e reels, com conteúdos educativos para conscientizar a população sobre a propagação de notícias falsas. Um dos focos foi o uso da inteligência artificial, especialmente os deepfakes, como ferramenta de manipulação.


Projeto "Atendimento Cidadão: Da Calçada ao Guichê"


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Diretoria do Fórum Eleitoral de Fortaleza, apresentou o projeto "Atendimento Cidadão: Da Calçada ao Guichê", como parte das obrigações da Meta 9/2023 do Poder Judiciário.

Desenvolvido pelo LIODS, o projeto teve início com encontros presenciais e virtuais em março de 2023.

O projeto pode ser acessado aqui:

Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário - Conteúdo Público (cnj.jus.br)


Projeto "TRE Recicla"

Com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos resíduos recicláveis gerados pelas diversas atividades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, e de sensibilizar seus colaboradores sobre os benefícios da gestão sustentável desses materiais, foi apresentado o projeto "TRE Recicla".

Desenvolvido pelo LIODS, em parceria com a ASSAI e a SAPRE, o projeto teve início com encontros presenciais em junho de 2023.

Para mais informações, clique em TRE Recicla.


Projeto "Atenção à Pessoa com Autismo"

Com o objetivo de qualificar os colaboradores para melhor atender às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aproximando os agentes públicos dessas pessoas e dos representantes da causa, foi apresentado o projeto "Atenção à Pessoa com Autismo".

Desenvolvido pelo LIODS, em parceria com a ASSAI, o projeto teve início com encontros presenciais em junho de 2023.

Para mais informações, clique em Atenção à pessoa com autismo.


Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil

O LIODS está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo a Agenda 2030 no Poder Judiciário. Dessa forma, contribui para o Plano Estratégico do Judiciário e para o aprimoramento das políticas públicas.


Atos normativos relacionados à atuação do LIODS

Portaria nº 782/2024

Atualiza a composição do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do Ceará (LIODS TRE-CE).

Resolução TRE-CE nº 957/2023

Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, cria o Comitê de Gestão da Inovação, dispõe sobre o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) e institui o Programa Pesquisa Inovadora.

Resolução CNJ nº 395/2021

Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.

Portaria TSE nº 747/2020

Institui o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral.