Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Segundo Grau de Jurisdição da Justiça Eleitoral do Ceará

NÃO À DISCRIMINAÇÃO E AO ASSÉDIO: DENUNCIE

Objetivos

- Abordar as situações de assédio e discriminação levando em conta sua relação com a organização e gestão do trabalho e suas dimensões sociocultural, institucional e individual;

- Promover ambiente organizacional de respeito à diferença e não-discriminação, políticas, estratégias e métodos gerenciais que favoreçam o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros e saudáveis e orientações periódicas claras a respeito das determinações estabelecidas na Resolução CNJ nº 351/2020;

- Fortalecer as estratégias institucionais de prevenção e combate ao assédio e à discriminação priorizando:
a) o desenvolvimento e a difusão de experiências e métodos de gestão e organização laboral que promovam saúde, sustentabilidade e segurança no trabalho;
b) a promoção de política institucional de escuta, acolhimento e acompanhamento de pessoas;
c) o incentivo às abordagens de práticas restaurativas para resolução de conflitos;

- Promover ações e campanhas de conscientização a respeito da aplicação desta Política e das consequências do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação no trabalho, utilizando linguagem clara e objetiva e estratégia de comunicação alinhada à abordagem de intervenção;

- Sensibilizar magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviços sobre relações saudáveis de trabalho, chamando a atenção para os riscos e potenciais prejuízos das práticas abusivas e discriminatórias;

Atribuições

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual terá as seguintes atribuições:

 I – monitorar, avaliar e fiscalizar a adoção da Política de Prevenção e Combate do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação, a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito do TRE/CE;
II – contribuir para o desenvolvimento de diagnóstico institucional das práticas de assédio moral e sexual;
III – solicitar relatórios, estudos e pareceres aos órgãos e unidades competentes, resguardados o sigilo e o compromisso ético- profissional das áreas técnicas envolvidas;
IV – sugerir medidas de prevenção, orientação e enfrentamento do assédio moral e sexual no trabalho;
V – representar aos órgãos disciplinares a ocorrência de quaisquer formas de retaliação àquele(a) que, de boa-fé, busque os canais próprios para relatar eventuais práticas de assédio moral ou sexual;
VI – alertar sobre a existência de ambiente, prática ou situação favorável ao assédio moral ou assédio sexual;

VII – fazer recomendações e solicitar providências às direções dos órgãos, aos gestores das unidades organizacionais e aos profissionais da rede de apoio, tais como:
a) apuração de notícias de assédio;
b) proteção das pessoas envolvidas;
c) preservação das provas;
d) garantia da lisura e do sigilo das apurações;
e) promoção de alterações funcionais temporárias até o desfecho da situação;
f) mudanças de métodos e processos na organização do trabalho;
g) melhorias das condições de trabalho;
h) aperfeiçoamento das práticas de gestão de pessoas;
i) ações de capacitação e acompanhamento de gestores e servidores;
j) realização de campanha institucional de informação e orientação;

k) revisão de estratégias organizacionais e/ou métodos gerenciais que possam configurar assédio moral organizacional;
l) celebração de termos de cooperação técnico-científica para estudo, prevenção enfrentamento do assédio moral e sexual;
VIII – articular-se com entidades públicas ou privadas que tenham objetivos idênticos aos da Comissão.

Definições

- Assédio moral: processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atente contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações socioprofissionais e do ambiente de trabalho, exigência de cumprimento de tarefas desnecessárias ou exorbitantes, discriminação, humilhação, constrangimento, isolamento, exclusão social, difamação ou abalo psicológico;

- Assédio moral organizacional: processo contínuo de condutas abusivas amparado por estratégias organizacionais e/ou métodos gerenciais que visem a obter engajamento intensivo dos funcionários ou excluir aqueles que a instituição não deseja manter em seus quadros, por meio do desrespeito aos seus direitos fundamentais;

- Assédio sexual: conduta de conotação sexual praticada contra a vontade de alguém, sob forma verbal, não verbal ou física, manifestada por palavras, gestos, contatos físicos ou outros meios, com o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador;

- Discriminação: compreende toda distinção, exclusão, restrição ou preferência fundada na raça, etnia, cor, sexo, gênero, religião, deficiência, opinião política, ascendência nacional, origem social, idade, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, ou qualquer outra que atente contra o reconhecimento ou exercício, em condições de igualdade, dos direitos e liberdades fundamentais nos campos econômico, social, cultural, laboral ou em qualquer campo da vida pública; abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável;

Composição

I - Presidente: Desembargadora Maria Iraneide Moura Silva;

II - Servidores(as): 

a) Lauro Salmito Pinheiro, indicado pelo Sindicato (Art. 15, § 3º, I da Resolução CNJ nº 351/2020);
b) Flavio Moreira de Oliveira, pessoa com deficiência indicado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Art. 15, § 3º, III, da Resolução CNJ nº 351/2020);
c) Lígia Vieira de Sá e Lopes, representante da diversidade de gênero, indicada pela Presidência (Art. 15, § 3º, IV, da Resolução CNJ nº 351/2020);
d) Raimundo Lúcio Gonzaga Wanderley, indicado pela Presidência - responsável administrativo;

e) Ana Meire Vasconcelos Barros, indicada pela Presidência;

III – Isabel Cristina Campos, terceirizada indicada pelo Sindicato (Art. 15, § 3º, II.da Resolução CNJ nº 351/2020).


Atas das reuniões das comissões com pautas, resultados e presenças dos membros.

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2025

Reunião Pautas Resultados/Deliberações
17/02/2025
  • 1) A presidente da Comissão de Assédio do 1º Grau, Dra. Leila Corado, inicialmente, estipulou um prazo de 30 (trinta) dias para a divulgação da planilha com os resultados da pesquisa aplicada aos servidores e colaboradores do TRE-CE em julho de 2024, acerca da percepção da alta administração com a temática do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no âmbito do TRE-CE (SEI nº 13716-0).

  • A presidente da Comissão destacou a participação das Comissões de 1º e 2º Graus na reunião SPA e SETORAIS, que acontecerá na sala de reuniões do 3º Andar no TRE, na data de 17.02.2025 (SEI Nº 3042-2)

  • A presidente incluiu na agenda o evento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, que será sediado no TRE, na data de 14 de março de 2025, com a participação da CPEAMASD 1º Grau, CPEAMASD 2º Grau, CPFem e Ouvidoria da Mulher.

  • A presidente sugeriu a indicação de dois servidores (CPEAMASD 1º Grau, CPEAMASD 2º Grau), a fim de participarem do 2ª Congresso Regional Eleitoral do Cariri, que ocorrerá nos dias 17 a 21 de março/2025, no Crato/CE. Os servidores serão: Andréa Porto Alves da Silva Serra - CPEAMASD 1º Grau e Flávio Moreira de Oliveira - CPEAMASD 2º Grau.

  • A presidente incluiu na agenda o evento a ser realizado pela Ouvidoria da Mulher, Viva a Mulher, que será sediado no TRE, na data de 17 a 21 de março de 2025, com a participação da CPEAMASD 1º Grau e CPEAMASD 2º Grau.

  • Ao final, foi agendada a próxima reunião da CPEAMASD para o dia 31 de março de 2025, às 9:00 horas, na Sala de Reunião do 1º Andar do TRE.

2024

Reunião Pautas Resultados/Deliberações
16/12/2024
  • A presidente da Comissão destacou, inicialmente, em resposta ao SEI nº 20338-0, acerca de um provável assédio moral ocorrido na 13ª ZE (sede em Iguatu-CE), a realização de um curso no Cartório Eleitoral de Iguatu, no período de 04/12/2024 a 06/12/2024, que contou com a participação da magistrada Dra. Leila Lobato, Juíza Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, e da servidora Ana Barros, membra da CPEAMAS. Além disso, participaram do evento o magistrado titular, Dr. Raimundo Ramonilson Carneiro Bezerra, 4 servidores efetivos, 10 cedidos e 1 terceirizado, totalizando 15 (quinze) colaboradores da Justiça Eleitoral lotados nas cidades de Cedro e Iguatu, ambas parte da circunscrição da 13a. ZE.
  • Foi anexado relatório com o resultado do curso ministrado no Cartório Eleitoral de Iguatu.
  • Foi noticiado o recebimento do e-mail do magistrado Dr. Raimundo Ramonilson Carneiro Bezerra, juiz eleitoral da 13ª ZE (sede em Iguatu-CE), em resposta ao SEI nº 20338-0.
  • Foi sugerido que a atuação da CPEAMAS no Cartório da 13a. Zona Eleitoral seja encarada como um piloto, de modo que a vivência “Assédio e Discriminação no Trabalho” seja convertida em um projeto contínuo de conscientização e distensionamento, levando presencialmente para todos os cartórios do Ceará, iniciando pelos polos eleitorais.
  • Ao final, foi agendada a próxima reunião da CPEAMASD para o mês de janeiro de 2025, em data e horário a serem definidos.
25/11/2024
  • A presidente da Comissão destacou, inicialmente, a participação da Dra. Leila Regina Corado Lobato no II Congresso Internacional sobre Violência de Gênero, realizado na UNIFOR, no dia 03 de setembro de 2024, bem como a participação do servidor Flávio Moreira de Oliveira (Comissão de 2º Grau).

  • Em resposta ao SEI nº 20338-0, acerca de um provável assédio moral ocorrido na 13ª ZE (sede em Iguatu-CE), informo que foi enviado um e-mail ao juiz eleitoral da 13ª ZE, com cópia do SEI, solicitando esclarecimentos sobre os fatos noticiados. Com a resposta, determinou que seja seguido o protocolo do CNJ (Resolução nº 351/2020).

  • Foi deliberado que a comissão atuará em busca de um diagnóstico em relação à denúncia indicada no SEI nº 20338-0.
  • Participação da Dra. Leila Regina Corado Lobato e da servidora Ana Meire Vasconcelos Barros (Comissão de 2º Grau), no Encontro Nacional das Comissões e Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, que ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro/2024, em Brasília/DF.
  • Ao final, foi agendada a próxima reunião da CPEAMASD para dia 13 de dezembro de 2024, em horário a ser definido.
  • 02/08/2024
  • A presidente da Comissão, Dra. Leila Corado, registrou, inicialmente, os agradecimentos ao empenho e dedicação de todos os integrantes das Comissões de 1º e 2º graus na elaboração e divulgação da recente pesquisa aplicada aos servidores e colaboradores do TRE-CE, acerca da percepção da alta administração com a temática do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no âmbito do TRE-CE (SEI nº 13716-0). Na sequência, determinou que, no prazo de 30 (trinta) dias, fosse elaborada planilha com os resultados das pesquisas e disponibilizado nas páginas eletrônicas (intranet e internet).
  • Destacou a participação da Dra. Leila Regina Corado Lobato como palestrante no Evento realizado pelo TRE-CE, denominado “Cine Diálogo: Combate e Prevenção ao Assédio” (SEI nº 13660-7), bem como a participação das servidoras Andréa Porto Alves da Silva Serra e Tereza Helena Ferreira Parente (Comissão de 1º Grau) e Ana Meire Vasconcelos Barros (Comissão de 2º Grau).
  • Em resposta à Decisão de nº 0000700278 (SEI nº 15266-1), informo que foi feita a inclusão do evento na programação oficial da campanha da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, no âmbito do 1º e 2º Graus, voltada para o enfrentamento à violência de gênero. Ato contínuo, a presidente da Comissão determinou que seja providenciado ofícios comunicando aos integrantes da Comissão Interinstitucional de Combate à Violência Política de Gênero sobre o Congresso que será realizado no dia 03 de setembro de 2024, às 09h, na modalidade presencial, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor), enviando o anexo 0000700197, do SEI nº 15266-1.
  • Em resposta à comunicação do Conselho Nacional de Justiça (SEI nº 15750-7), a presidente da Comissão determinou a abertura de SEI com a presente Ata, a fim de solicitar à Presidência a participação no Encontro Nacional das Comissões e Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro/2024, em Brasília/DF, dos seguintes membros das Comissões de 1º e 2º Graus: Dra. Leila Regina Corado Lobato, Andréa Porto Alves da Silva Serra e Adriana Soares Alcântara (Comissão de 1º Grau); Ana Meire Vasconcelos Barros e Lígia Vieira de Sá e Lopes (Comissão de 2º Grau);
  • Registrou o deferimento pelo presidente do TRE-CE da indicação da servidora Adriana Soares Alcântara para compor a presente Comissão (SEI nº 15445-1).
  • Registrou as denúncias de assédios indicadas nos SEIs nº 15566-0 e nº 15439-7, determinando a unificação dos citados SEIs, vez que se trata do mesmo assunto. Registrou ainda, a presença do Secretário de Administração, que apresentou primeiras informações que serão registradas nos autos. Em seguida, a presidente da Comissão determinou a comunicação das denúncias ao Secretário de Administração (SAD), João Rafael Souto dos Santos, solicitando informações sobre a situação narrada nos SEIs citados acima, bom como solicitar informações sobre a empresa Nacional. Com a resposta, determinou que seja seguido o protocolo do CNJ (Resolução nº 351/2020).
  • Foi dado o cumprimento à a exigência de preenchimento do formulário relativo ao Prêmio do CNJ 2024, SEI n° 2532-5;
  • Foi iniciado o procedimento administrativo para tratar da elaboração do manual, checklist e fluxogramas das ações da CPEAMASD, SEI n° 16158-0, com prazo de finalização de 10 (dez) meses. Registre-se que estamos adotando o Manual do CNJ, que se encontra nas páginas eletrônicas das Comissões.
  • Foi criado o procedimento administrativo para tratar da elaboração da regulamentação das duas Comissões, SEI 15259-9, com prazo de finalização de 10 (dez) meses.
  • Ao final, em razão do período eleitoral, a próxima reunião da CPEAMASD ficou prevista para a segunda quinzena do mês de novembro de 2024.
11/07/2024 A Reunião iniciou-se às 13:00h, presidida pela Dra Leila Regina Corado Lobato, que deu os
informes da reunião realizada com a Comissão de Auditoria Interna, acerca da unificação das
Comissões de 1º e 2º graus que realizariam o plano de ação unificado. Em seguida, o servidor
José Romaico de Carvalho, lotado na Ouvidoria, apresentou informações sobre a pesquisa
exigida pelo CNJ. Ato contínuo, o membro da comissão Raimundo Lúcio Wanderley informou
que a pesquisa foi realizada no mês de maio e que apresentou o quantitativo de 27 (vinte e
sete) participações.
  • A presidente da Comissão, Dra Leila Corado, determinou que seja informado ao CNJ a pesquisa recente, e que seja aplicada nova pesquisa, dessa vez com no máximo 5 quesitos,
    acerca da percepção sobre a alta administração com a temática do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no âmbito do TRE-CE

  • Determinada como representantes para a pesquisa no primeiro grau o servidor Antonio Carlos Martins Balbino e no segundo grau o servidor Raimundo Lúcio Gonzaga Wanderley no processo SEI 13716-0.
04//07/2024

Apresentação dos achados e recomendações emitidas pela COAUD em decorrência da Auditoria Coordenada do CNJ na Política contra Assédio e Discriminação no Poder
Judiciário.

Apresentação das Boas Práticas observadas em outros órgãos

  • Encaminhamento, pela COAUD, de apresentação do
    Relatório Final de Auditoria, no processo SEI nº
    2023.0.000013716-0.
  • Elaboração, pelas CPEAMAS 1º e 2º graus em
    conjunto, do Plano de Ação para Sanar Fragilidades –
    PASF (DOC. SEI Nº 585288) incluindo: ações, produtos,
    responsáveis, prazos, e encaminhamento no processo
    acima mencionado.

28/05/2024
  • Os integrantes da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação – CPEAMASD, detiveram-se ao questionário enviado pela SGP, no dia 22 de maio de 2024, às 14:56:01. Definindo os seguintes pontos:
  • Já existe um(a) responsável administrativo pelo Comitê/Comissão? Se não, indicar.
  • A composição constante da última portaria do Comitê/Comissão está atualizada?
  • Qual a periodicidade de realização das reuniões do Comitê/Comissão?
  • Foi indicada pela magistrada a servidora Andréa Porto Alves da Silva Serra, com o apoio dos demais integrantes.
  • Portaria TRE-CE nº 508/2024 atualizou a composição, incluindo a dra. Leila Regina Corado Lobato.
  • As reuniões serão mensais, recaindo na primeira quinta-feira de cada mês. A próxima já está agendada para o dia 6/6.

24/05/2024

Atualização da composição desta comissão, providenciado a exclusão neste grupo daqueles que não mais são integrantes da CPEAMAS 2G e a inclusão dos novos membros.

  • Determinada a atualização da comissão
26/02/2024
  • Evasão de membros – em razão do ano eleitoral, a comissão está esvaziada, com apenas um membro. Divulgação/ Chamamento de novos membros para integrarem a Comissão
  • Reuniões periódicas
  • Criar o banner na intranet
  • Palestra online
  • Wallpaper sobre o assunto

2023

Reunião Pautas Resultados/Deliberações
15/09/2023
  • Traçar as diretrizes da Comissão.
  • Criar um SEI e encaminhar para as unidades do TRE-CE, a fim de mapear as políticas já adotadas para prevenção ao assédio.
  • Acionar o COE sugerindo (pedir uma pauta no COE)
    Realizar campanhas de prevenção, nos termos do art. 5º, inciso 3 da Resolução 351 do CNJ
  • Banner na página inicial na intranet e internet direcionando para a página da comissão, que conterá o e-mail da comissão, que servirá como canal para denúncia.
  • Estudo acerca do recebimento e tramitação da notícia de assédio, garantindo o sigilo das notícias (priorizando o acolhimento, na forma do §6º, da Resolução 351.
  • Manutenção de sigilo do denunciante (possibilidade de inclusão do regulamento)
  • Atualização do regulamento (Lúcio)
  • Manter a comissão no acolhimento
20/04/2023
  • Apresentação da Comissão de primeiro Grau
  • Apresentação da campanha de capacitação de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral contra assédio e discriminação no serviço público
  • Alinhamento de atividades das comissões
A programação inicia lfoi apresentada e a execução informada para que suas(seus) componentes sugerissem alterações. Toda a programação consta do sei nº 1370-3 e ficou acordado que as ações de educação e divulgação das campanhas serão concentradas na Comissão de segundo grau com a participação de todas(os). A terceirizada Ana Gleice falou sobre a situação
das(dos) terceirizadas(os) acerca da necessidade de atenção da CPEAMAS. A servidora Tereza Helena falou sobre a discriminação presente na vida das pessoas com deficiência
e Waldemir Higino sugeriu que a Delegada Arlete fosse contatada para fazer alguma fala na campanha.
26/01/2023

Composição da Comissão de primeiro grau – foi informada a necessidade de formação da comissão, sob pena de haver impacto na apreciação do Conselho Nacional de Justiça por ocasião da pontuação. Conforme documento apresentado à Comissão, o recurso apresentado pela ASGEP objetivando o aumento da
pontuação foi parcialmente deferido, ocasião em que foi ratificada pelo CNJ a necessidade da comissão de primeiro grau; decidiu-se pela imediata feitura de edital
para que as inscrições sejam recebidas

Resolução sobre o funcionamento da CPEAMAS – foi apresentado rascunho para continuação e apreciação da Comissão que se comprometeu a concluir o documento até o fim de fevereiro de 2023. O servidor Lucio informou que fará a coleta de regramentos que já existem nos TREs e a posterior compilação

Inserção da CPEAMAS no espaço da internet do TRE, é atividade que ficará a cargo do servidor Lucio Wanderley

Capacitações dos (as) servidores(as) do TRE e terceirizados(as) a servidora Adriana sugeriu a elaboração de SEI para a coleta de informações acerca de quantidade e lotação de servidores(as) do TRE e do Forum para que, posteriormente, seja elaborado o cronograma de ações.

2022

Reunião Pautas Resultados/Deliberações
21/06/2022
  • A Dra.Leopoldina sugeriu que sejam criado um e-mail institucional e um canal de acesso à Comissão, bem como seja promovida maior divulgação do seu
    funcionamento;
  • Dr. Rommel cogitou sobre a possibilidade de reunir em uma só Comissão as duas previstas nos dois graus de Jurisdição pelo CNJ, o que foi acordado pelas(os) presentes.
  • Dra. Leopoldina se disponibilizou a entrar em contato com a professora que ministrou um curso para o Tribunal de Justiça do Ceará para que seja analisada a possibilidade do TRE realizar um evento ou, em parceria com a ESMEC, fazer parte do curso programado para agosto de 2022;
  • Foi sugerido pelo servidor Lucio Gonzaga que nos encontros
    multidisciplinares que serão realizados na última semana de junho fosse informado sobre a existência da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no TRE e de fosse distribuída a cartilha elaborada pelo Grupo de Trabalho da CPFem.

2021

Reunião Pautas Resultados/Deliberações
07/05/2021 Trata de contratação de profissionais para auxiliarem nas
questões apresentadas à Comissão já tem manifestação da SAMED e encontra-se na Presidência para ciência e providências; o PAD nº 5410/2021 trata da contratação de estagiário para compor a comissão e está na SEGED para manifestação. A servidora Adriana Queiroz justificou a demora nas postagens da Comissão em razão da grande demanda da ASCOM
Dr. Flavio Vinicius se prontificou a acompanhar o expediente que trata da contratação dos profissionais de saúde e ressaltou a importância de trabalharmos com campanha informativa sobre o objeto da Comissão. Com relação à pesquisa entre as (os) servidoras (es), Adriana Alcântara informou que contatou a Escola Judiciária Eleitoral e que apresentará as perguntas à
Comissão para apreciação e execução da pesquisa.
09/04/2021 Dr. Flávio Vinicius Bastos Sousa e Dr. Roberto Viana Diniz de Freitas, a Juíza
Dra. Leopoldina de Andrade Fernandes, as (os) servidoras(es) Adriana Martins
Queiroz, Adriana Soares Alcântara e Raimundo Lucio Gonzaga Wanderley,
justificadas as ausências. Presente por convite da Comissão, Mariane Pereira
Lopes, representando a ASCOM – Assessoria de Comunicação do TRE/CE. Por
condução do Senhor Presidente, inicialmente, foi feita exposição à
representante da ASCOM sobre a necessidade de uma campanha de natureza
informativa sobre as atribuições e da importância da Comissão.
  • A servidora Adriana Queiroz ficou encarregada de
    preparar juntamente a Assessoria de Comunicação as matérias que seriam utilizadas nas postagens e submetê-las à Comissão para apreciação
  • Servidor Raimundo Lúcio Gonzaga Wanderley viabilizará a feitura da pesquisa junto às (aos) servidoras (es) do TRE/CE sobre os tipos de assédio já sofridos na instituição
  • c) a servidora Adriana Alcântara, contatará duas autoridades que possam falar em uma primeira live sobre a questão da violência de gênero, com os nomes e datas ainda pendentes de apreciação pela Comissão, após contato com a EJE – Escola Judiciária Eleitoral;
  • Todos os procedimentos, antes de se tornarem definitivos devem ser informados e apreciados pela Comissão;
  • Deverá ser feita por PAD dirigido à Presidência do TRE do Ceará a solicitação de profissionais que possam auxiliar as servidoras e servidores no que diz respeito ao suporte e acompanhamento psicológico, nos termos do constante na fl. 065 do PAD 23018/2020
  • A próxima reunião será realizada no dia 7.5.2021, às 10h. Nada mais havendo a discutir, a reunião foi encerrada e lavrada a presente ata, pela servidora designada.

31/03/2021 Por condução do Senhor Presidente da Comissão, inicialmente, foi feita a apresentação dos membros
componentes discutidos aspectos atinentes à atuação da Comissão Em seguida foram discutidos os aspectos atinentes à atuação da Comissão, atribuições e limites, tendo em vista a Resolução nº 351 de 28 de outubro de 2020, do Conselho Nacional de Justiça. 

Demandas serão recebidas por PAD – Processo Administrativo Digital, em caráter sigiloso, enviados para o grupo cadastrado na estrutura do TRE/CE, através do PAD nº 1394/2021;

AÇÕES DAS CPEAMASD 1G E 2G

  1. Semana de combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação - 2024
        Evento realizado aos 29/05/2024 com o tema TRT7, TRE/CE E PRT7 JUNTOS PARA DIZER NÃO A TODAS AS FORMAS DE ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO, realizado de forma presencial e virtual, com a apresentação das seguintes palestras:
 - Assédio Moral no Serviço Público, por Konrad Saraiva Mota, Juiz do Trabalho, Professor e Doutor em Direito;
 - Atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao Assédio Eleitoral no trabalho, por Geórgia Aragão,   Procuradora-Chefe da PRT7; e,
- Como combater o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação para promover o bem-estar corporativo nas instituições públicas, por Raylane Maia, Advogada, Cientista Social, Empresária, Palestrante e Professora.
folder
- link: https://intranet.tre-ce.jus.br/servicos/informativo-eletronico/informativo/2024/05/tre-ce-trt7-e-prt7-realizam-evento-sobre-o-combate-ao-assedio-e-a-discriminacao-no-trabalho
   2. Pesquisa de satisfação para avaliação das ações das CPEAMASD 1G e 2G - maio/2024
       - Folder
       - Relatório conclusivo
       - Questionário
   3. Pesquisa de satisfação acerca do compromisso da alta gestão com a prevenção e o combate ao assédio e à discriminação - Julho/2024
      - Relatório conclusivo
      - Questionário
   4. Campanha de conscientização e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação veiculada no Instagram (https://www.instagram.com.br/p/C9x76TWxO0v/?igsh=MWM4eGI1d-TE2YjlkYw==)
       - Mídia 1
       - Mídia 2
       - Mídia 3
       - Mídia 4
       - Mídia 5

   5. Projeto Cine Diálogo 2024 - SEI 2024.0.000013660-7

      - Projeto

       - Folder

      - Convocatória intranet (https://intranet.tre-ce.jus.br/servicos/informativo-eletronico/informativo/2024/07/cine-dialogo-exibicao-de-filme-e-roda-de-conversa-pautam-assedio-no-trabalho)

PORTARIA TRE-CE Nº 260/2024

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