Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (CPCADI)

Composição da CPCADI

ANEXO da Portaria TRE-CE nº 787/2023

MEMBRO(A) 

ÁREA 

UNIDADE 

Dra. Larissa Affonso Mayer (Presidente) 

Zona Eleitoral 

22ª Zona Eleitoral (São Benedito) 

Rivana Pinto de Azevedo 

Acessibilidade e Inclusão, e Sustentabilidade 

Assessoria de Acessibilidade, Sustentabilidade, Compliance, Integridade e Riscos - ASCIR/DIGER

Kadja Marques Rodrigues Santiago 

Gestão Estratégica 

Secretaria de Planejamento, Estratégia e Gestão – GAGEP/SPE 

Ivo Almino Gondim 

Arquitetura e Engenharia 

Seção de Arquitetura e Engenharia - SAREN/COAPA/SAD 

Denise Brito Rebouças Freitas 

Tecnologia da Informação 

Seção de Gestão Web - SEWEB/COSIS/STI 

Francisco Telésforo Celestino Júnior 

Gestão de Pessoas 

Núcleo de Gestão de Pessoas – NGP/SGP 

Tereza Helena Ferreira Parente 

Zona Eleitoral 

24ª Zona Eleitoral (Sobral) 

Elizon Vieira de Oliveira 

Zona Eleitoral 

13ª Zona Eleitoral (Iguatu) 

Brayan Chaves Muhlen 

Zona Eleitoral 

25ª Zona Eleitoral (Granja) 

Saul Murilo Amorim Marcondes 

Zona Eleitoral 

28ª Zona Eleitoral (Juazeiro do Norte) 

🎯 Objetivo

Desenvolver e avaliar o ♿ Programa de Acessibilidade, bem como projetos e planos de ação relativos às atividades de promoção da cidadania, da acessibilidade, da diversidade e da inclusão, ensejando uma maior aproximação entre a Justiça Eleitoral e a sociedade.

Leis e decretos

  • Decreto Legislativo nº 186/2008 - Aprova o texto da convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. 
  • Lei nº 13.146/2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 
  • Lei nº 10.436/2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências. 

Resoluções

  • Resolução CNJ 401/2021 – Dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão.
  • Resolução TRE-CE 814/2021 – Institui condições especiais de trabalho para magistrados e servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessas condições, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. 
  • Resolução CNJ 343/2020- Institui condições especiais de trabalho para os magistrados(as) e servidores(as) com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, bem como aos que tenham filhos(as) ou dependentes legais na mesma condição. 
  • Resolução TRE-CE 659/2017 - Disciplina o ♿ Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará.
  • Resolução TSE 23.381/2012 - Institui o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral e dá outras providências.

Portarias

    • Portaria TRE-CE nº 787/2023 - Dispõe sobre a constituição e as atribuições da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (CPCADI) no âmbito da Justiça Eleitoral do Ceará.

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (CPCADI), reafirma seu compromisso com uma Justiça Eleitoral mais acessível, inclusiva e representativa. Atuando de forma multidisciplinar, a Comissão coordena e acompanha a execução de ações institucionais voltadas à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, da diversidade e da cidadania plena.

    Os relatórios elaborados e divulgados anualmente apresentam os resultados concretos das políticas, programas e projetos desenvolvidos no âmbito do Tribunal, evidenciando o compromisso com a remoção de barreiras, a garantia de suporte biopsicossocial e o fortalecimento da inclusão em todos os espaços institucionais. As ações contemplam desde a acessibilidade nos locais de votação até iniciativas de capacitação, monitoramento de indicadores e atendimento às diretrizes da Resolução TSE nº 23.381/2012 e da Resolução CNJ nº 401/2021.

    A publicação desses relatórios permite que toda a sociedade acompanhe, com clareza e confiança, os avanços do TRE-CE na construção de um ambiente institucional mais justo, equitativo e acessível para todas as pessoas.

    ✅ Relatórios de Atividades de Acessibilidade


    🗳️ Eleições 2024

    👥 Eleitorado com deficiência - Ceará

    Quantitativo de eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida no Cadastro Nacional de Eleitores (Eleições 2024)

    Motivo Quantidade
    Deficiência Auditiva 9946
    Dificuldade para o exercício do voto 3977
    Deficiência de Locomoção 26662
    Deficiência Visual 16939
    Outros 31785
    Total Eleitoras (es) com pelo menos um tipo de deficiência 78119

    Fonte: TSE/Estatísticas de eleição/Eleitorado com deficiência

    🔍 Vistoria dos locais de votação

    •    Relatório de vistoria dos locais de votação (agosto/2024)

    ⭐ Seções especiais Indígenas e Quilombolas


    ⚙️ Planos de ação 2023-2026

    ⚙️ Planos de ação 2021-2022

    ⚙️ Planos de ação 2020 (contexto da pandemia de 🦠 Covid-19)

    ⚙️Planos de ação 2019-2020

    ⚙️Planos de ação 2017-2018

    Acesso rápido